3 razões para buscar um bom curso de brigada de incêndio

3 razões para buscar um bom curso de brigada de incêndio


Ter uma brigada de incêndio é obrigatório para toda empresa que possua trabalhadores cujo vínculo empregatício seja regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A brigada nada mais é do que um grupo de pessoas que geralmente mora ou trabalha no local e se voluntaria para receber treinamento especializado a fim de estar a postos para, entre outras ações, prestar os primeiros socorros e combater os focos iniciais de um incêndio enquanto os bombeiros não chegam.

Trata-se de um curso obrigatório para a obtenção do AVCB, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, mas é importante deixar clara a importância de escolher uma empresa gabaritada para ministrá-lo, afinal uma boa brigada de incêndio não apenas preserva os bens, mas as vidas em caso de emergência.

Conheça agora 3 razões para buscar um bom curso de brigada de incêndio:

 

  1. Oferecer informações teóricas completas e sólidas

O curso não deve ser encarado apenas como o cumprimento de uma obrigação burocrática de se obter um certificado. Quanto mais informações completas e consistentes o grupo em treinamento recebe, mais bem preparado ele estará para prestar um bom atendimento caso alguma emergência surja.

 

  1. Treinamentos práticos mais assertivos

O treinamento prático ocupa um lugar muito importante no curso, afinal ele tem como objetivo simular a situação real. É nessas oportunidades que os instrutores podem indicar as melhores práticas, orientando sobre procedimentos corretos ou não.

 

  1. Orientação sobre todas as tarefas dos brigadistas

Muita gente pensa que os brigadistas devem apenas aprender a eliminar focos de incêndio, orientar os ocupantes do local sobre evacuação e prestar primeiros socorros. Sim, estas tarefas estão entre as desempenhadas pelo grupo, mas há outras tão importantes quanto e que muitas vezes não são tão exploradas durante o curso. São elas:

  • Identificar situações que possam ser perigosas e ensejar incêndios.
  • Inspecionar frequentemente os equipamentos de combate a incêndio.
  • Elaborar relatórios sobre qualquer irregularidade que encontrarem na edificação.
  • Em caso de emergência, receber o Corpo de Bombeiros, atualizando os profissionais e indicando quais ações já foram realizadas.

 

É importante frisar que a realização do curso de brigada de incêndio é anual, mas, se pelo menos a metade dos integrantes do grupo for substituída antes disso, ele deve ser realizado novamente de forma imediata.

Além disso, há uma série de requisitos para que uma pessoa se torne brigadista, entre eles ser alfabetizado, maior de idade e ter boa forma física.

 

A Enignis Engenharia é uma empresa especializada não apenas na obtenção do AVCB, mas também na oferta de cursos de brigada de incêndio. Dispomos de profissionais especializados que podem orientar de forma bastante satisfatória o aprendizado de ordem teórica e prática dos brigadistas, dando-lhes o conhecimento e a segurança de que necessitam para exercer suas atividades com excelência. Venha conversar conosco!