Desde 2004 oferecemos aos nossos clientes uma ampla variedade de serviços na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, proporcionando a adequação das empresas às exigências trabalhistas e previdenciárias vigentes. Além disso, esses três itens são indispensáveis para a formação de uma base sólida e duradoura de qualquer empresa.
O bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores vão além das ações realizadas no âmbito residencial. O cuidado com a saúde e a segurança no trabalho também precisam ser uma constante, inclusive porque contribuem para a redução de custos da empresa.
Boa parte das iniciativas já estão dispostas em legislações brasileiras, por exemplo, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e em Normas Regulamentadoras (NRs). Ainda assim, os dados de acidentes ocorridos no ambiente corporativo e de doenças ocasionadas pelo exercício das funções são bastante significativos.
Quais as vantagens em adotar essas medidas?
A melhoria da produtividade dos colaboradores é uma delas, visto que com a redução do número de acidentes e doenças ocupacionais temos um menor tempo de interrupção do trabalho, já que absenteísmo, presenteísmo e concessão de licenças causam prejuízos à empresa.
De acordo com recentes pesquisas 86% dos profissionais têm problemas de ansiedade e 81% informaram sentir angústia com frequência. A pesquisa ainda apontou que 23% dos adultos são presenteístas, sendo que, no setor industrial, o índice chega a 35%. Cabe ressaltar que estes dados são anteriores a pandemia do coronavírus.
As medidas de segurança e saúde no trabalho impactam também os custos, porque trazem efeitos a longo prazo de forma contínua e constante. A redução é verificada principalmente pela redução de licenças médicas, indenizações geradas por acidentes e diminuição das taxas de planos de saúde.
Outro ponto positivo está no crescimento da responsabilidade social. Com a mudança de comportamentos e posturas que elevam o bem-estar dos colaboradores através de ações mais sustentáveis, melhoramos a imagem da empresa, gerando uma cultura positiva, na qual os efeitos são percebidos dentro e fora do local de trabalho. Além disso, a prioridade dos cuidados com saúde e segurança corporativos melhoram a reputação da empresa perante clientes, parceiros e outros profissionais. Essa preocupação aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores, especialmente porque eleva a sensação de pertencimento.
O resultado é um clima organizacional melhor e mais seguro, com aumento do bem-estar de todos. Além disso, a empresa se posiciona melhor no mercado, o que favorece a reputação, e se torna uma autoridade no segmento em que está inserida.
Nós, da Connapa contamos com um quadro completo de profissionais qualificados para a gestão em SST. Possuímos um gerenciamento estrutural pronto a atender grandes demandas com a disponibilização das informações atualizadas em uma plataforma online (SMTi).
Estamos capacitados a fornecer assessoria para adequação de todas as Normas Regulamentadoras aplicáveis à realidade das empresas. Trabalhamos visando integrar as ações preventivas em todas as atividades da empresa.
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