A ginástica laboral e seus benefícios

A ginástica laboral e seus benefícios


Infelizmente, boa parte das empresas, independente do seu porte, precisa lidar anualmente com um número considerável de afastamentos dos funcionários por motivos de saúde. Alguns são mais curtos, mas outros podem se arrastar por meses ou até anos.

O mais triste é que, em determinados casos, tais afastamentos são motivados por doenças adquiridas no exercício das funções laborais. É o caso, por exemplo da LER – Lesão por Esforço Repetitivo – e do DORT – Distúrbio Ocupacional relacionado ao Trabalho.

A boa notícia é que as organizações podem e devem desenvolver ações para que seus funcionários não adoeçam por conta do exercício do trabalho e a ginástica laboral é uma delas. Saiba mais sobre a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho neste post!

 

O que é a ginástica laboral e como ela é aplicada?

A ginástica laboral nada mais é do que uma cultura que a empresa deve buscar desenvolver de motivar seus colaboradores a realizar uma pausa em torno de 20 minutos diários para praticar alguns exercícios de baixa intensidade dentro do ambiente de trabalho.

Muitas organizações resistem a esse tipo de ação por acreditarem que será necessário reservar um espaço específico para isso, mas a verdade é que a ginástica laboral pode ser feita na própria estação de trabalho e dentro das capacidades e limitações de cada pessoa.

Se a empresa tiver um espaço específico para isso, uma série de outras ações e dinâmicas podem ser realizadas, mas, caso não possua, isso não é impeditivo para não implementar a ginástica. Basta contratar um profissional especializado, motivar a equipe, falar sobre os benefícios da prática e criar uma cultura da qual a ginástica faça parte.

 

Quais os benefícios da ginástica laboral?

Listaremos abaixo alguns dos muitos benefícios da ginástica laboral:

 

  • Prevenção de lesões

A ginástica ajuda a fortalecer os ossos e músculos, tornando-os mais resistentes e prevenindo o aparecimento de lesões decorrentes do esforço repetitivo, assim como do longo tempo na mesma posição, como é o caso das dores na coluna, por exemplo.

 

  • Melhor desempenho

Quando alguém passa muito tempo na mesma posição, é comum que apresente uma redução de foco, considerando que a circulação do sangue naquele local é reduzida. Por isso, com a implementação da ginástica, as pessoas são obrigadas a se mexer mais, ficando assim mais alertas e focadas quando retomam o trabalho.

 

  • Diminuição do estresse

Já está comprovado cientificamente que a prática de exercício físico reduz o estresse e um dos ambientes mais estressantes sem dúvida é o trabalho. Não se pode ignorar que o estresse é um problema no século XXI, desencadeando ou colaborando para o agravamento de diversas doenças. Desse modo, qualquer iniciativa que ajude a reduzi-lo é bem-vinda.

 

A Connapa é uma empresa de Saúde e Segurança no Trabalho. Temos amplo conhecimento de como implementar e conduzir iniciativas que possam colaborar para o bem-estar dos seus funcionários. Venha conversar conosco!