A importância do treinamento de primeiros socorros na empresa

A importância do treinamento de primeiros socorros na empresa


O bem-estar dos funcionários é um dos pilares da produtividade empresarial. Apesar de ser uma premissa conhecida, existem muitas organizações que pecam nesse aspecto. A maioria acredita que a satisfação se resume apenas à remuneração. No entanto, garantir a segurança das pessoas, como o acesso aos primeiros socorros em empresas, é igualmente importante.

A rapidez nos primeiros socorros é essencial para manter os sinais vitais da vítima e preservar suas chances de sobrevivência até que o atendimento profissional seja realizado. Nessas situações, a falta de uma equipe preparada pode custar caro demais. Cabe ressaltar que o treinamento de primeiros socorros para empresa é uma obrigação enquadrada dentro da NR7, que impõe o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) em todas as empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atuação.

 

O kit de primeiros socorros também é obrigatório?

Sim, como determina a NR7 é preciso ter os materiais para fornecer os primeiros socorros. E de acordo com ela, é preciso ser montado um kit tendo como base a atividade na qual a empresa se dedica.

Um kit básico deve conter:

  • Algodão
  • Esparadrapo/band-aid
  • Fita crepe
  • Ataduras
  • Gaze
  • Tesoura de ponta redonda
  • Antissépticos
  • Pinça
  • Luvas descartáveis
  • Termômetro
  • Bolsas térmicas
  • Óculos e máscara facial.

 

Em empresas onde o risco é maior se acrescentam talas e colar cervical, por exemplo.

Tudo deve ser guardado numa maleta adequada, assim como armazenado num local de fácil acesso. Os prazos de validade devem ser sempre verificados pelos responsáveis, evitando punições em caso de uma fiscalização por parte do Ministério do Trabalho.

Em nenhum kit de primeiros socorros pode conter medicamentos, pois é contra a lei prescrever qualquer tipo de medicamento sem ter capacidade técnica para tal.

Não saber realizar os devidos primeiros socorros pode ser mais perigoso do que se imagina, afinal existem situações nas quais, infelizmente, o colaborador, em vez de ajudar, está na verdade agravando o quadro. Movimentar uma pessoa, por exemplo, que acabou de sofrer uma queda de elevada altura pode acarretar agravamento da lesão, deixando-a até mesmo paraplégica.

Outra situação comum em que os primeiros socorros geralmente são realizados de maneira incorreta são com vítimas de choque elétrico. Há casos em que a vítima ainda está em contato com a fonte de energia, recebendo a descarga elétrica, e, tentando ajudar o colega de trabalho, os colaboradores ao redor também acabam se acidentando ao entrar em contato.

Diante destes exemplos torna-se claro a importância de capacitar os colaboradores para realizar os devidos primeiros socorros, na tentativa de salvar mais vidas e/ou amenizar as consequências do acidente de trabalho. Além disso, também devemos destacar que uma equipe treinada trabalha e desempenha tarefas críticas com mais segurança, mensurando constantemente os riscos ao seu redor.

Porém, com a complexidade de tal atividade, muitos empregadores sentem-se desamparados e sem orientação quanto a forma de lidar com situações inesperadas, e é justamente nessa hora que contratar uma empresa especializada em Segurança no Trabalho, como a Enignis faz toda diferença, trazendo tranquilidade e confiança, pois somos altamente capacitados em prover o treinamento de primeiros socorros de forma adequada a todos.