O álcool em sua forma líquida é um velho conhecido das pessoas e justamente por isso boa parte delas já está ciente do seu efeito inflamável, ou seja, da sua enorme capacidade de pegar fogo, ocasionando não apenas danos materiais ao provocar incêndios, mas também queimaduras sérias nas pessoas, algumas das quais podem ser fatais.
Com a pandemia do novo coronavírus, uma nova versão do produto passou a ser comercializada: o álcool gel. Ele foi indicado por especialistas como melhor do que o álcool líquido para higienizar as mãos e assim ajudar a evitar o contágio da Covid-19. O problema, porém, é que ele é também inflamável e por isso requer cautela quanto ao uso.
Neste post, falaremos sobre os cuidados que se deve ter quanto ao uso do álcool nas duas versões – líquido e em gel – a fim de evitar incêndios. Confira!
- Mantenha distância de fontes de ignição após higienizar as mãos
Como muitas pessoas usam o álcool gel para higienizar as mãos, é importante saber que ele tende a ficar na pele por mais tempo que o álcool líquido, que geralmente evapora com mais rapidez.
Isso é um perigo quando a pessoa se esquece de que higienizou as mãos e, na sequência, acende um cigarro ou manuseia o fogão, por exemplo, o que pode ocasionar queimaduras sérias e até um incêndio caso o fogo se alastre rapidamente para outros locais.
- Evite o uso do álcool para limpar superfícies
É comum as pessoas escolherem o álcool líquido para a limpeza da casa, pois acreditam que ele oferece maior potencial de limpeza em comparação a outros produtos. Porém há opções, como a água sanitária, que podem fazer esse papel e não são inflamáveis.
Os bombeiros já atenderam casos, por exemplo, em que o painel do elevador foi limpo com álcool e isso ocasionou um curto circuito que rapidamente se tornou foco de incêndio. Então é sempre importante evitar o uso dessa substância para a limpeza de superfícies.
- Guarde o álcool em local seguro
Lugar seguro é aquele em que o álcool está longe de crianças e animais de estimação, como um armário trancado, por exemplo. Assim você evita acidentes como a ingestão do produto e o manuseio próximo ao fogo e outras fontes de calor.
Fique atento ao fato de que o álcool em gel é altamente inflamável, mas as chamas demoram a serem vistas, diferentemente do que acontece com a versão líquida. Por isso é muito importante que você esteja ainda mais vigilante quanto ao uso desse tipo de produto.
A Enignis Engenharia é uma empresa cujo principal propósito é salvar vidas! Para isso, contamos com profissionais especializados que atuam em diversas áreas, assessorando empresas, ministrando cursos e trabalhando sempre para que as pessoas estejam o mais seguras possível, especialmente em se tratando de risco de incêndio. Venha conhecer nosso trabalho!