Avaliação de risco de incêndio: O que você precisa saber a respeito

Avaliação de risco de incêndio: O que você precisa saber a respeito


Ninguém espera que aconteça um incêndio em seu negócio, mas a verdade é que incêndios podem ocorrer e ocorrem em empresas de todos os tipos e tamanhos. Isso porque muitos dos insumos que os trabalhadores precisam manejar/armazenar são potencialmente inflamáveis, além do fato de toda edificação ter estruturas elétricas, que podem causar riscos em maior ou menor escala.

Desse modo, ter uma avaliação de risco de incêndio em vigor é um requisito legal para empregadores e/ou proprietários ou ocupantes de edifícios. Também é uma parte crítica do planejamento e proteção de sua empresa contra incêndios para ajudar a reduzir o risco. Esta avaliação identificará riscos potenciais de incêndio em seu local de trabalho e recomendará medidas que você pode tomar para minimizar esses riscos.

O que é uma análise de risco de incêndio?

Em sua forma mais simples, uma análise de risco de incêndio é uma avaliação organizada para identificar os riscos que o local tem em relação a fogo espontâneo. Essa análise tem como objetivo também determinar as etapas que precisam ser tomadas para minimizar esses riscos. Isso ajuda a proteger funcionários, clientes, visitantes, propriedades e seus ativos comerciais.

Deve estar em um formato fácil de entender e seguir e deve incluir um resumo das descobertas, bem como recomendações específicas para mitigar os riscos de incêndio.

Por que as análises de risco de incêndio são importantes?

As análises de risco de incêndio são importantes porque podem ajudar a prevenir a ocorrência de incêndios. Elas podem se manifestar nos projetos próprios para esta finalidade, como o Projeto Técnico Contra Incêndio e Cálculos Isométricos, realizado pela Enignis.

Ao identificar riscos potenciais de incêndio e tomar medidas para mitigá-los, as empresas podem reduzir significativamente seus riscos e garantir a integridade dos funcionários.

O que deve integrar uma análise de risco de incêndio?

A sua principal atribuição é identificar todos os riscos potenciais de incêndio no local de trabalho e recomendar medidas que podem ser tomadas para mitigar esses riscos. Isso pode incluir mudanças nas práticas de trabalho, procedimentos e/ou ambiente físico.

Com que frequência uma avaliação de risco de incêndio precisa ser realizada?

É importante lembrar que uma avaliação de risco de incêndio não é um evento único – deve ser revisada regularmente, geralmente a cada 12 a 18 meses. No entanto, a avaliação deve ser realizada com mais frequência se houver uma mudança no local de trabalho ou se outros riscos de incêndio forem identificados ou se novas medidas de segurança forem implementadas.

É uma boa ideia fornecer cópias atualizadas aos funcionários para que eles estejam cientes dos riscos de incêndio no local de trabalho e quais medidas foram tomadas para mitigar esses riscos. Os funcionários também devem estar familiarizados com os planos de segurança contra incêndio para que saibam o que fazer em caso de incêndio.

Como conduzir uma avaliação de risco de incêndio

Há seis etapas envolvidas na condução de uma avaliação de risco de incêndio:

  1. Identificar riscos de incêndio (incluindo riscos elétricos, fiação e equipamentos com sobrecarga ou defeito; além de riscos químicos e fatores humanos);
  2. Identifique as pessoas em risco
  3. Avalie, remova ou reduza os riscos
  4. Registre suas descobertas e implemente-as
  5. Revise e atualize a avaliação regularmente
  6. Treine os funcionários sobre os procedimentos de segurança contra incêndio.

Conclusão

As análises de risco de incêndio são críticas para garantir a prevenção de incêndios e a segurança de pessoas e propriedades. Seguindo as etapas acima, você pode realizar uma avaliação de risco de incêndio e ajudar a proteger sua empresa contra incêndios. E se você não tiver certeza de como conduzir uma avaliação de risco de incêndio, consulte um profissional, pois há muitos recursos disponíveis para ajudá-lo.

O fogo é mortal, então não espere até que seja tarde demais – seja qual for o seu negócio ou setor, certifique-se de ter uma avaliação de risco de incêndio realizada hoje!