Brasil e Canadá discutem cooperação em relações trabalhistas
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e a ministra do Trabalho do Canadá, Kellie Leitch, assinaram um memorando de entendimento para as áreas de conciliação, fiscalização, diálogo social e negociações coletivas entre os dois países.
Brasil e Canadá discutem a proposta desde 2001 e já trocaram diversas experiências, como por exemplo, nas áreas de saúde e a segurança do trabalhador.
O memorando de entendimento trata de quatro campos de atuação: relações industriais, onde está inserida a questão da mediação; inspeção do trabalho, onde devem ser tratadas questões como as normas reguladoras e a legislação trabalhista em vigor nos dois países; e segurança e saúde ocupacional e incentivos ao trabalho decente.
"Esse memorando vai nos permitir avançar em termos de cooperação e garantir resultados positivos para ambos os países", explicou o ministro brasileiro, que prometeu destacar um grupo de técnicos para iniciar imediatamente os trabalhos e discussões com o governo canadense.
"Temos muito interesse em trocar experiências de mediação e conciliação, pois entendemos que o Brasil avançou muito nessa ármea", comentou a ministra canadense, que também colocou técnicos de seu governo à disposição para o início das discussões.
O programa de incentivo ao Trabalho Decente no Brasil chamou a atenção dos canadenses pelo desenvolvimento dos planos regionais de ação e combate ao trabalho escravo e infantil.
Trabalho Decente
O Trabalho Decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Em inúmeras publicações, o Trabalho Decente é definido como o trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.
Fonte: Portal Brasil