Você sabe como armazenar produtos inflamáveis corretamente?
Saber como proceder nesses casos é fundamental para garantir a segurança das pessoas e do local, afinal, produtos inflamáveis podem representar alto risco quando são acondicionados inapropriadamente.
Como produtos químicos voláteis que podem inflamar-se facilmente na presença de uma fonte de ignição, os líquidos inflamáveis ?no local de trabalho apresentam risco de incêndio, explosão e danos humanos.
Quando sua empresa transporta qualquer tipo de mercadoria perigosa, uma consideração importante deve ser como garantir que os líquidos inflamáveis sejam armazenados de maneira segura e compatível.
Saiba mais a respeito:
Quais são os requisitos de armazenamento?
Para alcançar a conformidade química em seu local de trabalho, você deve ser guiado pelos requisitos da Norma Regulamentadora 20, que trata da extração, armazenamento, manuseio e transporte de itens inflamáveis.
É válido ressaltar que a NR 20 estabelece a classificação desses materiais inflamáveis, mas, independentemente de suas classificações, alguns cuidados são elementares para o correto manuseio e para a segurança dos envolvidos.
Alguns desses cuidados incluem:
- Devem ser armazenados longe itens que possam contaminar, como água e comida, por exemplo.
- Seu armazenamento deve ocorrer em locais frescos e arejados, longe de radiação solar (já que o calor pode ser um fator de combustão para os itens inflamáveis).
- O local deve dispor de itens de proteção contra incêndio como extintores, hidrantes e sinalização.
Em relação à estocagem, não há consenso absoluto, afinal, isso dependerá do estado do produto, seu volume, assim como a frequência a que se tem acesso a ele.
De modo geral, quando esse tipo de produto chega ao mercado, a própria rotulagem fornece informações adequadas de acordo com as especificidades daquele produto em questão.
Quais itens são considerados inflamáveis?
Atualmente há 9 categorias de produtos considerados inflamáveis, como estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Essa classificação e suas subclassificações existem para garantir o manuseio correto dos itens, considerando, por exemplo, o nível de perigo que eles oferecem.
Essas nove categorias são:
- Matérias e objetivos explosivos;
- Gases;
- Líquidos inflamáveis;
- Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, libertam gases inflamáveis;
- Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
- Substâncias toxicas e substâncias infectantes;
- Material radioativo;
- Substâncias corrosivas;
- Substâncias e artigos perigosos diversos.
Armazenamento adequado e a eficiência operacional
Além da conformidade com os regulamentos de segurança (como a NR-20), o armazenamento correto de líquidos inflamáveis ??pode ajudar a maximizar a eficiência operacional de uma empresa.
Seguir as diretrizes corretas de armazenamento e manuseio ajudará a gerenciar o volume de líquidos inflamáveis ??armazenados e usados ??por uma instalação, o que pode ajudar a minimizar o excesso de pedidos, por exemplo.
Ao reduzir o potencial de vazamentos, derramamentos e outros acidentes, as instalações estão efetivamente minimizando o tempo de inatividade e os possíveis atrasos que um incidente pode causar.
Dependendo das operações do local, o manuseio e armazenamento seguros de líquidos inflamáveis ??podem afetar diretamente o desempenho geral de uma empresa!