O sistema auditivo é delicado e para evitar problemas nessa região é preciso tomar medidas saudáveis em relação a elas.
Conforme pesquisas, 14% da população brasileira não se preocupa com os cuidados com a saúde auditiva, e relatam dificuldades na escuta.
Os maiores fatores que contribuem para esse quadro são doenças como diabetes e a exposição prolongada a ruídos altos, e isso acontece em alguns locais de trabalho, como as usinas.
Além disso, o uso de fones de ouvido com sons em intensidade elevada também aumenta o risco.
No ambiente de trabalho é fundamental que a empresa invista em sistemas capazes de preservar a audição dos trabalhadores, além de fiscalizar as normas de segurança e incentivar o cuidado com a saúde.
Por que ficar de olho na saúde auditiva dos funcionários é importante?
Quando a exposição aos ruídos é muito intensa e súbita, pode ocorrer trauma acústico, que é uma lesão temporária ou definitiva em qualquer estrutura do ouvido.
Por esse motivo, foi estabelecido um limite de tolerância em relação ao nível sonoro e a máxima exposição diária a ele.
A empresa não pode expor o colaborador a intensidades e duração acima do indicado.
Se fizer isso, o colaborador terá direito a indenização, devido às complicações auditivas e além disso, é imprescindível que o funcionário possua uma boa saúde para que seu trabalho seja mais efetivo.
Como cuidar da saúde auditiva no ambiente laboral?
A primeira coisa a se fazer é respeitar os níveis de intensidade e duração da exposição, de acordo com a tabela abaixo.
- 85 db(A) – 8h;
- 86 db(A) – 7h;
- 87 db(A) – 6h;
- 88 db(A) – 5h;
- 89 db(A) – 4h e 30 min.;
- 90 db(A) – 4h;
- 91 db(A) – 3h e 30 min.;
- 92 db(A) – 3h;
- 93 db(A) – 2h e 40 min.;
- 94 db(A) – 2h e 15 min.;
- 95 db(A) – 2h;
- 96 db(A) – 1h e 45 min.;
- 98 db(A) – 1h e 15 min.;
- 100 db(A) – 1hora;
- 102 db(A) – 45 min.;
- 104 db(A) – 35 min.;
- 106 db(A) – 30 min.;
- 108 db(A) – 20 min.;
- 110 db(A) – 15 min.;
- 112 db(A) – 10 min.;
- 114 db(A) – 8 min.;
- 116 db(A) – 7 min.
Além disso, é importante que os equipamentos e ambientes sejam fiscalizados, para evitar um tempo maior que o seguro para a saúde dos trabalhadores que têm contato com som alto durante o trabalho.
A empresa também deve exigir o cumprimento das normas de segurança, e obrigar o empregado a utilizar o EPI (equipamento de proteção individual).
É obrigação do trabalhador usar e o proprietário deve fiscalizar o uso.
Nesse caso, deve-se usar os protetores auriculares, conhecidos como tampões, e além disso, existem protetores que são chamados de “concha”, “abafador” ou “fone”. Assim são tomados vários cuidados com a saúde auditiva com poucos itens.
É importante também conscientizar os funcionários quanto aos sinais de perda de audição em programas de conservação auricular, que podem ser ministrados na empresa.
Os sintomas incluem dificuldade em escutar a televisão, ouvir música ou programas no volume alto, pedir com frequência a repetição de falas e complicações para se comunicar em ambientes barulhentos.
Nesse caso é preciso procurar um médico e diagnosticar o problema.