Brigada de incêndio corresponde a um grupo de pessoas que receberam treinamento e preparo prévio, de modo que são capacitados a lidarem com situações de incêndio de modo adequado.
Empresas, indústrias, condomínios e grandes espaços comerciais devem contar com uma brigada para garantir a segurança de funcionários, clientes, moradores, frequentadores e afins.
Desse modo, as pessoas recebem treinamento para saberem como lidar com incêndio em diferentes contextos, a partir de diferentes abordagens. Seja quando o fogo está começando ou quando as labaredas já tomaram conta do local.
Brigada de incêndio e a NBR 14276
A Norma Regulamentadora Brasileira nº 14276 é responsável por regulamentar e instituir as práticas necessárias que uma brigada deve dominar.
De acordo com esta norma, é ideal que a brigada seja composta por pessoas que frequentam o mesmo lugar regularmente, e que se voluntariem e compor o corpo – como funcionários que trabalhem em uma mesma área de determinada empresa.
Cada pessoa deverá exercer papeis específicos e passar por treinamentos para assegurar suas habilidades e conhecer os protocolos diante das situações que exijam a atuação da brigada.
Por que oferecer treinamento de brigada aos funcionários de uma empresa?
O treinamento oferece ao time previamente voluntariado capacitação necessária para que o grupo saiba como agir diante de situações de emergência que envolvam sinais, riscos ou o incêndio em si.
Durante o treinamento, os participantes aprender, por exemplo, como remanejar pessoas do local com foco de incêndio, além de quais atitudes são adequadas e quais são inadequadas para preservar a saúde, a integridade e o bem-estar de todos os envolvidos.
Além disso, os indivíduos recebem informações críticas sobre como prevenir o início e o alastramento do fogo.
Desse modo, o treinamento da brigada é fundamental para que o grupo saiba exatamente o que fazer para que a situação não piore, especialmente em casos em que o nervosismo das pessoas é muito comum e pode acabar atrapalhando o trabalho.
Por último, mas não menos importante, é fundamental considerar que a presença de uma brigada de incêndio é fundamental em empresas, contudo, as legislações e regulamentações podem variar de acordo com cada estado.
Como treinar uma brigada?
Como mencionado, para que uma equipe se torne uma brigada, é necessário que receba treinamento qualificado. Isso é feito por empresas que atuam na proteção contra incêndio – como a Enignis.
Nossos profissionais realizam o treinamento in loco para que a turma saiba exatamente o que fazer, dando orientações e informações cruciais para preservar o bem-estar tanto das pessoas e, na medida do possível, da edificação.
Escolas, hospitais, clínicas, shoppings, supermercados, grandes espaços comerciais e centros coletivos em geral devem dispor de uma brigada, sempre visando preservar a integridade física das pessoas.
Na Enignis nós dispomos de profissionais qualificados e certificados para oferecer treinamentos de brigada de incêndio, independentemente do tamanho do time levantado.
Além disso, primeiros socorros, emergência química, uso adequado de equipamentos de proteção e detecção, reanimação cardiopulmonar, manejo de queimaduras e emergências clínicas são apenas alguns dos tópicos ministrados.
Clique e saiba mais a respeito do treinamento de brigada de incêndio.