Como funciona o PPR de uma empresa?

Como funciona o PPR de uma empresa?


Estratégias que ajudem a aumentar a produtividade dos colaboradores de uma organização são essenciais para o alcance dos resultados definidos. Desta forma, é muito importante entender como funciona o PPR de uma empresa.

Adotar um programa como o PPR não é uma obrigação dos empregadores, no entanto, caso seja instituído, algumas regras legais devem ser observadas para que benefícios sejam aplicáveis a todos os empregados independentemente de cargos ou de hierarquia.

Se você se interessa em saber como funciona o PPR, continue com a gente até o fim do texto!

 

O que é PPR?

O Programa de Participação nos Resultados (PPR), é um instrumento que integra capital e trabalho, tendo como principal objetivo o aumento da produtividade de forma que, nesta situação, a remuneração dos funcionários varia conforme o alcance das metas da organização.

Deve-se notar que esse programa está relacionado ao alcance de metas e objetivos e não à obtenção de lucro da empresa. Desta forma, independentemente dos ganhos financeiros, caso as metas definidas sejam alcançadas, os colaboradores deverão receber a remuneração prevista pelo PPR.

Existem outros programas que são vinculados diretamente ao lucro. No entanto, para os funcionários, a implementação de um programa de participação nos resultados se mostra muito mais vantajoso, pois, neste caso, o aumento de sua remuneração depende exclusivamente de seus esforços em alcançar as metas.

Por outro lado, para as empresas, a escolha de um programa de remuneração variável vai depender muito da forma como seus colaboradores se sentem mais motivados e do impacto que o pagamento desses benefícios trará para a organização.

 

Principais vantagens do PPR para uma empresa

Entre as vantagens de implementar em sua empresa o Programa de Participação nos Resultados, podemos citar as seguintes:

 

  • Maior motivação dos colaboradores;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior comprometimento;
  • Melhor relacionamento entre empregador e empregados;
  • Alcance das metas e objetivos definidos.

 

Não se esqueça de que, para que os resultados desejados sejam devidamente alcançados, esse programa deve ser uma via de mão dupla, de forma que exista um equilíbrio entre o aumento da receita da empresa ao mesmo tempo que há uma maior remuneração para os colaboradores.

 

Como deve ocorrer a implementação do PPR em uma empresa?

O PPR foi regulamentado pela lei n° 10.101/2000. De acordo com ela, a participação nos lucros ou resultados de uma empresa deve ser objeto de acordo entre a organização e seus funcionários.

Para que se chegue a esse consenso, deve ser implementada uma comissão (chamada de comissão paritária), cujos membros são escolhidos pelas duas partes. Outra maneira de essa implementação acontecer é por meio de uma convenção ou acordo coletivo.

A lei diz ainda que as regras deste acordo deverão ser escritas de forma clara e objetiva, podendo ser considerados, para os ganhos, os seguintes critérios:

 

  • Índices de produtividade, qualidade ou lucratividade da empresa;
  • Programas de metas, resultados e prazos, pactuados previamente.

 

Se você tem interesse em implementar o PPR ou outro programa desse tipo, conte com o auxílio da Connapa, uma empresa especialista na adequação das empresas às exigências trabalhistas. Entre em contato e ficaremos felizes em lhe atender!