Criar e manter uma cultura de segurança é crucial para administrar qualquer negócio. Neste artigo, compilamos 3 dicas para melhorar a cultura de segurança de sua empresa. Saiba mais!
1. Faça perguntas
Estar em uma posição de liderança em uma empresa não garante uma visão completa das práticas de segurança.
Desse modo, você precisa trabalhar (e continuar trabalhando) para se familiarizar com os perigos e problemas que os trabalhadores da linha de frente enfrentam no dia a dia.
Para obter clareza a respeito, faça perguntas aos colaboradores. Algumas questões que podem nortear as suas abordagens e ações incluem:
- Qual é o perigo mais comum que você enfrenta em seu trabalho?
- Como você relata infrações ou incidentes de segurança?
- Você se sente encorajado para relatar incidentes de segurança?
- Quais são as estatísticas sobre as taxas de lesões em nosso local de trabalho?
- Como nossos custos de seguro mudaram ao longo do tempo?
Você pode perguntar isso de várias maneiras: reuniões em todo o departamento, pesquisas anônimas ou até entrevistas com funcionários.
De qualquer forma, o objetivo é absorver o conhecimento e a experiência das pessoas que influenciam os resultados de segurança – e colocar essas informações em uso.
Ao fazer essas perguntas e respondê-las com atenção, seus funcionários se tornarão mais capacitados para corrigir problemas de segurança e garantir que eles sejam documentados corretamente.
2. Documente seu plano
A identificação de como melhorar sua cultura de segurança começa com a definição de metas e a decisão de como você medirá o sucesso e o fracasso.
Desenvolva um plano que estabeleça as bases para todas as futuras iniciativas de segurança.
Ao colocar esse plano por escrito, você pode compartilhá-lo com todos os funcionários e garantir que ele permaneça atualizado. Este plano deve incluir coisas como:
- Funções e responsabilidades;
- Protocolo de treinamento de segurança;
- Taxas de incidentes atuais;
- Metas de taxa de incidentes;
- Modelos de comunicação.
Ao se comprometer com o planejamento e a administração proativos, você garante que sua equipe possa se concentrar em responder e solucionar problemas de segurança no local de trabalho quando eles ocorrerem.
Por exemplo, ter modelos de comunicação prontos permite que você envie alertas facilmente, quando cada segundo é importante.
3. Compare seu plano com os padrões do mercado
Depois de ter um rascunho do seu plano, compare-o com as recomendações de especialistas e autoridades.
Também conhecido como “gap analysis”, ao localizar as diferenças entre o seu plano proposto e os criados por outros profissionais, você pode entender melhor o que pode estar faltando no seu próprio plano.
No entanto, não copie nenhum outro plano ao pé da letra, pois suas necessidades e riscos de segurança serão exclusivos da sua empresa.
Hoje em dia há várias normas regulamentadoras e exigências que exigem o cumprimento de protocolos para garantir a segurança dos trabalhadores. Conte com a Enignis para manter o seu negócio em dia com essas exigências e preservar a integridade dos colaboradores!