A auditoria de segurança do trabalho é um dos papéis mais importantes a ser desenvolvido pelo profissional de Segurança e Saúde do Trabalho.
Mas pensando em todo tempo operacional, na vida corrida, como podemos reduzir o tempo de auditoria da SST?
Uma avaliação sistemática do ambiente de trabalho demanda tempo, e envolve atividades de planejamento, coleta, análise e elaboração de relatórios para as partes interessadas.
Geralmente a auditoria é feita a partir de um checklist preparado para identificar o que não está de acordo no ambiente de trabalho. Além disso, reduzir o tempo de coleta, análise e elaboração de relatórios a sua equipe de profissionais também pode conduzir auditorias digitais usando tecnologia.
O uso dessas tecnologias padroniza e geram qualidade de informação.
Através do checklist é possível promover o desempenho da operação ou uma rotina do trabalhador, e cuidar de procedimentos que visem a própria segurança de saúde do trabalho, a qualidade, custo, tempo, produtividade e outras dimensões.
Principais dificuldades
É difícil manter um padrão na aplicação de uma auditoria em diferentes locais de trabalho e por colaboradores diferentes.
O tempo também para realizar a auditoria e a demora para consolidação dos dados são as principais dificuldades na hora de fazer a auditoria.
Fora isso há toda a burocracia de elaborar os relatórios, analisar os dados e rastrear as informações reunidas em campo.
Então, para reduzir o tempo de uma auditoria ou uma inspeção do ambiente que seja, escolha as ferramentas certas para análise, coleta e elaboração dos relatórios.
Siga essas dicas:
- Planeje e organize os setores
O planejamento e a organização vão permitir que você agrupe os requisitos e garanta a agilidade no momento da avaliação em campo. De forma antecipada, as informações serão levantadas e as necessidades dos setores também serão levadas em consideração.
- Use uma linguagem adequada
Utilize uma linguagem simples e adequada para descrever os requisitos que serão auditados no ambiente de trabalho. Isso facilita a interpretação e avaliação.
- Utilize ferramentas
Utilize ferramentas de análise de dados como histograma, gráfico pareto, gráfico de correlação, gráficos de pizza e barra, tudo o que facilite a tomada de decisão.
- Use a tecnologia
Use tecnologias móveis para planejar, coletar, organizar e analisar os dados conforme os requisitos determinados para auditar em cada um dos setores/ambientes de trabalho da organização.
- Valide a auditoria
Antes de padronizar a rotina de trabalho, valide a auditoria. Realize um teste do checklist para resolver os possíveis erros que possam comprometer a qualidade dos dados coletados.
- Comunique os resultados para todos os envolvidos
Utilize relatórios simples e objetivos e divulgue para quem vai tomar as decisões e para quem participou da auditoria. A qualidade das informações refletem a qualidade da auditoria realizada.
Se não tiver quem faça a auditoria contrate uma plataforma para atender as necessidades do seu trabalho e aplicar o checklist e conduzir diferentes auditorias nos locais de trabalho.
O uso da tecnologia garante os processos adequados e um menor tempo para disponibilizar as informações para a equipe.