Seja sua cozinha residencial, profissional, industrial, o risco de incêndio sempre existe. Mas como se prevenir?
Lidar com óleo quente, gás e gordura sempre aumenta a possibilidade de acontecer algum imprevisto, que pode se transformar em um incêndio.
Em cozinhas industriais ou profissionais é preciso se prevenir pois são lugares onde há grande circulação de pessoas e alto risco de incêndio.
Locais como restaurantes, bares, hotéis, escolas tem esse tipo de cozinha.
A segurança depende muito também do treinamento dos funcionários.
É importante que eles saibam reagir se ocorrer algum incêndio e tomem decisões rápidas e acertadas. Desespero e reações inconscientes só levarão a piora do quadro, aumentando o incêndio, causando explosões e colocando mais ainda em risco a vida das pessoas do lugar.
Já nas cozinhas residenciais, o curto circuito é a primeira causa em incêndios, principalmente em casas antigas e com a elétrica inadequada. O vazamento de gás ocupa o 7º lugar na lista de causas de incêndio. É importante manter as crianças e pets sempre longe do fogão e das panelas também.
Além desses cuidados, toda cozinha industrial e profissional deve possuir extintores. O extintor que pode ser usado nesse ambiente é o Extintor de Classe K, também conhecido como agente saponificante Komet-K.
Esse agente é de base alcalina, e ao entrar em contato com a gordura e a alta temperatura, forma uma espuma que abafa o fogo.
O fornecimento de gás e eletricidade deve ser cortado a qualquer sinal de fogo. O mesmo agente K usado nos extintores também é usado em sistemas automáticos de extração de incêndio instalados nas coifas e sistema de exaustão.
Por isso, logo após o corte de energia e gás, o fogo é combatido com esse agente K.
O que fazer em caso de incêndio na cozinha
A primeira coisa a fazer é manter a calma, para que assim você consiga pensar claramente e tomar decisões corretas. Se o incêndio for muito forte, não demore a chamar o Corpo de Bombeiros.
O maior causador de incêndios na cozinha e responsável por queimaduras graves é o óleo de cozinha.
Em caso de incêndio provocado pelo óleo de cozinha primeiro abafe o fogo. Desligue a chama, use uma tampa de panela, uma tábua de madeira ou algo que seja resistente ao fogo.
Não esqueça de usar uma luva de forno para se proteger e em hipótese alguma jogue água.
A água em contato com o óleo evapora, se expande e explode. Essa explosão aumenta as chamas e espalha pela cozinha partículas de óleo incandescente.
Se você sentir cheiro de gás da cozinha ou em algum cômodo da casa, mantenha a calma em primeiro lugar.
Depois, abra todas as janelas e portas para aumentar a circulação do ar, fazendo com que o gás se dissipe.
Confira se as bocas do fogão ou forno estão com o gás fechado, e não acenda as luzes, pois uma única faísca pode causar uma explosão.
Parece óbvio mas é importante destacar – nunca fume na cozinha.