Se você não conhece as regras do seu edifício contra incêndio, é preciso verificar com uma empresa de consultoria para AVCB.
O AVCB é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e é um documento obrigatório para todas as empresas em geral, além de condomínios e locais onde há reunião de pessoas, como eventos e igrejas.
É a famosa “licença dos bombeiros”. Ele é emitido após um laudo assinado por um técnico que geralmente é responsável pela empresa de consultoria.
Vamos entender melhor como tudo isso funciona
Como funciona a consultoria para AVCB?
A consultoria para AVCB elaborou o PPCI, que é o plano de prevenção e proteção contra incêndio.
Esse plano faz um levantamento de todas as informações e detalhes do prédio, identificando quais são os mecanismos de segurança contra incêndio que devem ser providenciados.
É o meio mais seguro para deixar um prédio comercial protegido.
Mesmo que a sua empresa tenha contratado um seguro contra incêndio, o serviço de uma consultoria é indispensável para seguir a lei.
E se você não tiver AVCB, se ocorrer um incêndio, o seguro provavelmente não vai cobrir a indenização, além de poder ser responsabilizado por eventuais danos.
O que o projeto prevê na questão de modificações na edificação?
Os empresários têm medo dos custos da implantação de medidas contra incêndio, mas a falta de equipamentos adequados é que gera prejuízos materiais, principalmente a vida.
Portanto o projeto deve dispor de objetos como extintores de incêndio, sistema de hidrante, porta corta-fogo, sprinklers (chuveiros automáticos), detectores de fumaça, sinalização de emergência e iluminação de emergência.
Nem todos esses equipamentos são obrigatórios, por isso mais uma vez, alertamos que é necessária uma análise técnica da empresa de consultoria para AVCB.
A obrigatoriedade do AVCB
Em países como Estados Unidos e Austrália, os detectores de fumaça são obrigatórios nas casas.
Eles alertam inclusive sobre o início da formação de fumaça, mas no Brasil eles não são obrigatórios.
Inclusive, nas residências unifamiliares (que tem apenas uma única família) não são obrigadas a apresentar AVCB no nosso país. Mas as demais edificações sim.
No estado de São Paulo, por exemplo, as normas são regidas pelo Decreto 63.911/2018 mas elas variam conforme o estado.
Se for descumprida essas regras o responsável pode ser penalizado com multa que varia de 10 a 10 mil UFESP e o estabelecimento pode ser fechado.
Por todos esses motivos que falamos acima é preciso contratar uma consultoria para AVCB.
Com ela, é possível fazer tudo dentro da lei, não correr o risco de ser multado e principalmente trabalhar ou viver com mais segurança.
Afinal o dano maior está em oferecer riscos a quem ocupa a edificação, sejam eles funcionários ou clientes.
Procure sempre uma consultoria que ofereça soluções para sua empresa independente do tamanho e segmento que ela tiver.