Quando falamos em SST (Saúde e Segurança no Trabalho) pensamos em leis e orientações criadas para proteger os colaboradores de uma empresa.
Mas um dos principais objetivos da SST é criar um ambiente organizacional onde os trabalhadores são conscientes sobre os riscos envolvidos na função, e participam do processo de prevenção e avaliação, evitando atitudes e situações inseguras.
Para aplicar todas essas normas, as empresas precisam de uma grande aliada: uma ferramenta eficiente que otimiza resultados, que reduz tempo, acelera processos, eleva o nível de segurança, potencializa a produtividade e economiza custos.
Essa aliada existe e chamamos de tecnologia.
Cada vez mais presente em nosso dia a dia, os avanços tecnológicos também fazem a diferença na capacitação e proteção das equipes dentro de uma empresa.
Mas quais os benefícios que a implantação da tecnologia na Saúde e Segurança no Trabalho pode trazer às empresas?
É isso que vamos ver agora.
Benefícios da tecnologia
- Agilidade na comunicação
A automatização de processos na comunicação entre os membros da equipe ou colaboradores da empresa afeta a rotina da empresa de forma positiva. A intranet por exemplo traz conteúdo com as normas e medidas preventivas que é divulgado de maneira eficaz entre todos os colaboradores.
- Produtividade da equipe
Eliminar o tempo gasto na preparação de relatórios, por intermédio da geração automática, possibilitar a democratização da gestão sem a perda de controle, facilitar e orientar sobre os riscos, otimizando o uso de recursos – esses fatores, integrados com a tecnologia, aumentam a produtividade da equipe de trabalho.
- Redução de erros
A probabilidade de erros no processamento de informações ou avaliação do elevado número de requisitos exigidos pela lei também é reduzida.
Por meio da tecnologia é possível realizar um acompanhamento eficiente de indicadores de segurança e até meio ambiente, como taxas de frequência, taxas de gravidade, potencial de severidade de eventos indesejados, consumo de insumos e geração de resíduos e efluentes.
- Avaliação de riscos
A avaliação de situações perigosas também pode ser agilizada com plataformas de gestão SST. Com recursos modernos e intuitivos, existem aplicativos que permitem gerenciar os indicadores de riscos, e proporcionam rapidez na tomada de decisões e facilidade no manuseio.
- Facilidade na implantação
Utilizando a tecnologia, o tempo de processamento dos dados coletados em campo são reduzidos, e também pode-se aplicar treinamentos e simulações por meio de ambientes virtuais, como o já reconhecido EAD.
- Automatização de processos
Por meio de sistemas de gestão, todo o processo de entrega, troca e devolução dos EPI’s e registro de ações é automatizado, e também é possível agilizar a inspeção de segurança, dando a oportunidade de criar um plano de ação para anular os riscos com mais rapidez.
Temos que pensar que tecnologia é sinônimo de economia na SST. Ela trouxe novas possibilidades para a implantação de leis obrigatórias a todos os tipos de empresas, sejam de pequeno ou grande porte, as organizações aderiram a esta ferramenta como um investimento seguro sem alterar o planejamento financeiro.
Além disso, o cenário e o comportamento dos usuários apresentam um futuro promissor na criação de novas soluções ainda mais inovadoras para o setor, e isso torna a atualização constante primordial.