Conheça as medidas de segurança estrutural contra incêndio

Conheça as medidas de segurança estrutural contra incêndio


É muito importante que os proprietários de prédios e outras edificações conheçam as medidas de segurança estrutural contra incêndio, pois elas garantem a proteção da vida das pessoas que frequentam esses lugares, bem como do patrimônio nele presente.

Apesar de alguém dificilmente imaginar que pode ser atingido por um incêndio, infelizmente, essas tragédias são rotineiras no Brasil. E, quando acontecem, os prejuízos e as consequências são irreparáveis.

Deseja saber mais sobre as medidas de segurança contra incêndio? Você está no lugar certo! Continue a leitura até o fim!

 

Dados sobre incêndios estruturais no Brasil

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Sprinkler Brasil, no ano de 2020, foram contabilizadas 1244 notícias sobre incêndios estruturais em nosso país, o que demonstra uma média de mais de três desastres desse tipo noticiados por dia e representa um aumento de 43,7% em relação ao ano de 2019, quando foram registradas 866 reportagens.

Se analisarmos dados da ocorrência desses sinistros em anos anteriores, poderemos notar que a cada ano está havendo uma alta constante. Em 2018, foram levantadas 532 notícias desse tipo, ou seja, 61% menos que no ano seguinte.

Vale frisar que esses dados são de notícias publicadas e não os números oficiais, que com certeza são bem maiores. Portanto, é uma questão essencial a adoção das medidas de segurança.

 

Quais são as medidas de segurança estrutural contra incêndio?

No estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros, por meio da Instrução Técnica n° 08, de 2019, institui as medidas a serem tomadas para a garantia da segurança estrutural contra incêndios.

 

Tempo de requerimento de resistência ao fogo

O objetivo desta Instrução Técnica é estabelecer condições para os elementos estruturais das edificações quanto ao tempo requerido de resistência ao fogo. Ou seja, em uma situação de incêndio, antes que haja o colapso da estrutura dessa construção, deve haver tempo suficiente para a saída segura das pessoas presentes e permitir o acesso às operações do Corpo de Bombeiros.

 

Metodologias de comprovação

As metodologias aceitas para comprovar o tempo de resistência ao fogo dos edifícios são as seguintes:

 

  • Execução de ensaios específicos de resistência ao fogo em laboratórios;
  • Atendimento a tabelas elaboradas a partir de resultados obtidos em ensaios de resistência ao fogo;
  • Modelos matemáticos (analíticos) devidamente normatizados ou internacionalmente reconhecidos.

 

Em caso de vistoria, para que se comprove a metodologia utilizada, deve ser apresentado o memorial de segurança contra incêndio das estruturas, o qual deve estar assinado por um responsável técnico.

 

Elementos estruturais

A norma técnica define ainda as regras adotadas para o dimensionamento de vários elementos estruturais em situação de incêndio, entre eles estão:

 

  • Aço;
  • Concreto;
  • Cobertura;
  • Pisos metálicos vazados;
  • Mezaninos metálicos;
  • Passarelas metálicas;
  • Pavimentos metálicos;
  • Materiais de revestimento contra fogo;
  • Subsolo e sobressolo.

 

Se seu estabelecimento precisa se adequar às medidas de segurança estrutural contra incêndios procure a Enignis Engenharia, uma empresa que dispõe de um quadro de profissionais altamente qualificado e pronto para atender às demandas do seu negócio.