Diagrama Unifilar Instalação Elétrica | NR 10

Diagrama Unifilar Instalação Elétrica | NR 10


O item 10.2.3 da NR-10 estabelece que todas as empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Diagrama Unifilar é um desenho desenvolvido com softwares específicos, e representa graficamente as instalações elétricas de uma obra.

Faz parte dos projetos complementares e é criado a partir da necessidade de energia de um ambiente.

É o diagrama mais usado na obra, pois é utilizado juntamente com a planta baixa arquitetônica. 

Esse diagrama ajuda o eletricista a entender onde deve ser feita cada instalação de acordo com a necessidade da obra.

Faz parte do projeto complementar elétrico, e mostra em que pontos da obra serão incluídos os elementos relacionados aos circuitos elétricos.

 

O que é mostrado pelo diagrama unifilar:

 - a localização de pontos de energia

 - onde devem ficar os eletrodutos

 - a localização de quadros de distribuição

 - a quandiade e características dos condutores.

Nas residências, é possível observar todo o trajeto dos condutos por meio de um único traço.

 

Por que utilizar um diagrama unifilar?

Em projetos residenciais, o diagrama unifilar é a forma mais conhecida de representar um circuito elétrico e seus componentes, de uma forma simplificada, já que identifica o número de condutores e seus trajetos num único fio.

Já em projetos maiores, é necessário fazer uma representação gráfica que transmita um maior detalhamento dos circuitos elétricos.

Deve-se manter uma cópia atualizada do diagrama na cabine de alta tensão e nos quadros de distribuição de luz e força, pois ele ajuda a evitar problemas futuros com a instalação elétrica.

Para fazer uma leitura do diagrama unitilar, é necessário conhecer a simbologia definida pela ABNT.

Se um eletricista consegue ler um diagrama unifilar no Brasil, ele vai conseguir interpretar o de outros países também. A escrita será diferente, mas o fundamento é o mesmo.

 

Tipos de diagramas elétricos

  • Diagrama funcional

Representa parte da instalação elétrica, de forma focada. Apresenta todos os condutores e componentes e tem uma representação muito clara. Não demonstra com exatidão a posição exata dos componentes nem medidas de cabos ou o percurso real deles. Geralmente explica o funcionamento e não o posicionamento dos componentes.

  • Diagrama multifilar

Nesse caso, a representação dos condutores é mais detalhada. Mostra todos os condutores e componentes. Além disso, esse diagrama representa os componentes da instalação bem como os condutores em sua posição correta. Costuma ser usado apenas em circuitos elementares e é mais recomendado sua utilização em projetos de edificações.

  • Diagrama trifilar

Costuma ser mais utilizado para representar comandos elétricos. Representa cada uma das três fases de um sistema elétrico e também suas respectivas variações. São usados em projetos industriais, que tem na maioria das vezes, os circuitos trifásicos.

 

Softwares utilizados para fazer um diagrama unifilar

Para criar o diagrama unifilar basta colocar todo o projeto arquitetônico em softwares específicos, que tem ferramentas para inserir a simbologia correta.

São eles:

  • AutoCAD (com o uso de plugin)
  • Woca
  • QEletroTech
  • QiElétrico
  • PRO-Elétrica
  • AutoCAD Electrical
  • CadProj Elétrica