Dicas de como agir em emergências

Dicas de como agir em emergências


Situações de emergência testam os limites das pessoas. É difícil prever como elas agirão diante de fatos inesperados.

Aqui no blog recentemente abordamos algumas situações emergenciais e a importância do curso de primeiros socorros para que os colaboradores saibam lidar com as principais situações  que podem surgir e que não podem aguardar o socorro especializado.

Hoje queremos mais uma vez falar sobre como agir em situações emergenciais, como um incêndio na edificação, mas focando no aspecto psicológico que é tão importante, mas muitas vezes negligenciado. Acompanhe agora algumas dicas de como fazer isso!

 

Chame o socorro

O aspecto psicológico é muito importante, mas você precisa ter a certeza de que os profissionais especializados, nesse caso, os bombeiros, foram chamados. Então, em caso de dúvida, ligue para a emergência. Depois, tente apoiar as pessoas que estiverem conscientes levando em conta as dicas deste post.

 

Aproxime-se devagar

Indivíduos em estado de choque têm, muitas vezes, reações imprevisíveis. Então se aproxime devagar, fale pausadamente, se apresente, pergunte o nome da pessoa e, se possível, sempre a chame pelo nome.

 

Disponha-se a ouvir

Alguém que passou por um trauma, como ficar preso em uma edificação em chamas, provavelmente vai falar sobre isso de maneira nem sempre clara, podendo misturar várias coisas ao contar o episódio.

Seu papel é, sempre possível, buscar acompanhá-lo até que um profissional especializado chegue. Então busque ouvir, permitindo que ele fale livremente. Busque filtrar o que fizer sentido e for relevante para relatar ao Corpo de Bombeiros e/ou ao brigadista.

 

Seja empático e transmita confiança

Pode ser que a pessoa tenha tido ferimentos leves ou até graves, mas estando com o psicológico abalado tudo fica mais difícil. Então busque ter empatia por aquele que está passando por um momento difícil, transmitindo a confiança de que ele necessita para se acalmar.

 

Avalie o estado geral do indivíduo

Assim que estiver mais calmo, procure entender a gravidade do caso, que ferimentos houve e se o estado de saúde pode ser grave. Assim você poderá alertar o Corpo de Bombeiros sobre isso logo que ele chegar, prestando o socorro o mais rápido possível.

 

Ajude a localizar parentes

Se tiver oportunidade, pergunte se a pessoa tem parentes e se se recorda do número de telefone deles. Em caso positivo, anote e entre em contato. Esta orientação se torna ainda mais importante nos casos em que a vítima for menor de idade.

 

A Enignis Engenharia oferece o curso de primeiros socorros a empresas. Nas aulas, são enfatizadas maneiras de cuidar de vítimas que passam por situações de trauma, focando não apenas nos aspectos físicos, mas também psicológicos.

Conheça detalhes do curso conversando com nossos colaboradores!