Dicas de manutenção de sistemas de gás

Dicas de manutenção de sistemas de gás


Sistemas de aquecimento a gás ganharam muita adesão em âmbito doméstico, profissional e industrial, pois oferecem algumas vantagens específicas em relação a outros tipos de aquecimento. No entanto, para que a segurança dos envolvidos seja uma prioridade, é crucial garantir que a manutenção esteja em dia e que os cuidados certos sejam tomados.

Confira algumas dicas que a Enignis preparou:

Certifique-se de que está trabalhando em condições seguras

Sistemas de gás podem entrar em colapso a qualquer momento se não operarem em condições adequadas, portanto, certifique-se de tomar medidas de segurança corretas.

- Antes de começar a limpar e verificar os equipamentos, certifique-se de que o sistema de energia e quaisquer circuitos conectados estejam desligados.

- Verifique se há vazamentos de gás antes de começar a limpeza.

- Vazamentos de gás podem ser muito perigosos e causar acidentes fatais.

- Se houver vazamentos, acione assistência profissional urgentemente para solucionar o problema.

- Fique longe do gás até que seja consertado. Quando tudo estiver perfeito, prossiga com a limpeza.

Limpe e substitua o sistema de filtro (quando houver)

 O sistema de filtro é uma parte importante de alguns equipamentos a gás, porque evita que a sujeira entre. Recomenda-se que o filtro seja substituído ou limpo continuamente, dependendo da frequência de uso.

Isso ocorre porque ele filtra e retém poeira, sujeira e outros detritos. Verifique o filtro e veja se ele acumulou muita sujeira e, de estiver completamente entupido, considere fazer uma substituição.

Verifique o termostato

Problemas com termostato podem acontecer, principalmente se ele estiver em funcionamento há muitos anos.

Ele pode simplesmente parar de funcionar e precisar ser substituído. Verifique o equipamento e certifique-se de que está em boas condições e substitua-o quando necessário.

Benefícios da manutenção preventiva de sistemas de gás

A manutenção preventiva é necessária para qualquer empresa manter os seu sistema de gás funcionando em segurança. Alguns dos benefícios incluem:

  1. Maior eficiência – A ideia por trás da manutenção preventiva é evitar gastar tempo fazendo reparos. Isso pode ser inconveniente para as empresas, especialmente se for uma grande empresa que precisa enviar alguém para uma chamada de serviço para algo que poderia ter sido consertado de antemão.
  2. Economia de custos – Um grande benefício da manutenção de equipamentos a gás é que ela pode economizar dinheiro ao reduzir a necessidade de reparos de emergência. Ele fornece uma maneira de evitar custos caros de substituição de novos equipamentos e ajuda a manter os resultados financeiros da empresa saudáveis.
  3. Menos tempo de inatividade – A manutenção preventiva é parte integrante das operações de qualquer empresa. Ele pode ajudar a reduzir a quantidade de tempo de inatividade que uma empresa enfrenta, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade.
  4. Maior Segurança – Essa manutenção ajuda a aumentar a segurança dos funcionários e demais pessoas que utilizam o equipamento. Também reduz o tempo de inatividade causado por interrupções não planejadas. Além disso, a manutenção preventiva ajudará a reduzir os custos de produção, aumentando a eficiência e reduzindo o desperdício.

Benefícios Ambientais – A manutenção do compressor de ar industrial também afeta positivamente o meio ambiente porque reduz as emissões do consumo de combustível e do descarte de resíduos industriais.