A higiene ocupacional é um fator crucial em toda empresa e indústria que preza pela saúde, integridade física e bem-estar de seus colaboradores.
Além disso, mantém a empresa em dia com as exigências sanitárias e garante aos trabalhadores um local livre de riscos que possam resultar em doenças e complicações de saúde.
De fato, adotar boas práticas de higiene ocupacional e estar a par das necessidades desempenha um papel importante na melhoria da segurança dos funcionários e no desenvolvimento de uma cultura de segurança em toda a organização.
Confira algumas dicas para manter sua empresa em dia com as boas práticas de higiene ocupacional.
1. Use ferramentas de análise de risco
A utilização de ferramentas de análise de risco para higiene ocupacional permite formar uma análise quantitativa dos diferentes perigos presentes no local de trabalho. A análise compreende três etapas principais:
- Identificação: Podem ser químicos, físicos, radiológicos ou de natureza diversa.
- Realizar uma análise de risco, com base na gravidade e na frequência do evento potencial.
- Estabelecer níveis de risco, metas e limites aceitáveis ??e implemente controles em áreas de alto risco.
O ciclo deve ser repetido, testando periodicamente os níveis de risco para garantir que os controles sejam eficazes e que todos os novos perigos sejam contabilizados e devidamente prevenidos.
2. Inspeção regular de EPI, roupas e uniformes
Dependendo do negócio que você está gerenciando, usar roupas ou equipamentos de proteção pode ser vital.
Em alguns casos, o equipamento pode ser necessário ao operar máquinas pesadas ou lidar com possíveis riscos físicos.
As roupas ou equipamentos de proteção usados ??pelos funcionários devem passar por desinfecção regular e/ou substituição, conforme necessário.
Além disso, os funcionários devem observar o uso adequado de equipamentos de proteção, especialmente se estiverem no setor de saúde.
Muitas vezes é indicado que os colaboradores sejam submetidos a treinamentos sobre como usar corretamente seus equipamentos.
3. Estabeleça um cronograma de limpeza rígido
O cronograma de limpeza deve ser seguido rigidamente para que o local seja desinfetado e devidamente higienizado, evitando a proliferação de microrganismos que possam prejudicar a saúde dos trabalhadores e/ou a produção do local.
Espaços comuns, como despensas, cantinas ou salas de descanso, também precisam ser mantidos limpos e arrumados, pois recebem muito tráfego no local de trabalho.
Preste atenção especial às despensas e áreas com alimentos, pois podem atrair pragas e insetos quando não são mantidos limpos.
Alimentos doces ou quentes ao ar livre são chamarizes para germes e pragas, especialmente se forem deixados de fora o dia todo ou durante a noite em condições quentes. As áreas de pia, como balcões e armários, também devem passar por limpeza regular.
Além de confiar em sua equipe de limpeza para varrer esses lugares, promova uma cultura de limpeza entre sua equipe e incentive-os a se arrumarem depois de passarem os intervalos.
Certifique-se de fornecer também amplas cestas de lixo que separam o lixo para descarte adequado e fornecer materiais de limpeza adequado.
Para implementar um programa de Higiene Ocupacional eficiente e estar em dia com as exigências legais, conte com a Connapa, que atua no segmento de segurança e saúde ocupacional desde 2004.