Quando falamos em segurança e prevenção a acidentes, a prevenção de incêndios deve ser uma das medidas prioritárias de qualquer empresa.
Mas antes de falarmos sobre o que pode ser feito para prevenir incêndios, vamos falar sobre as principais causas de incêndios:
- Falhas na parte elétrica – isso é algo que pode acontecer, principalmente quando se trata de prédios antigos. O famoso curto circuito pode acontecer a qualquer momento e por isso existem outros motivos relacionados a parte elétrica que podem causar um incêndio como a falta de manutenção, envelhecimento da rede, entre outros.
- Superaquecimento de aparelhos eletrônicos – outra causa que requer muita atenção dos usuários é o superaquecimento de aparelhos eletrônicos. Esse superaquecimento pode ocorrer devido a uma falha interna ou a uma sobrecarga de rede, principalmente quando adaptadores de tomada são usados de forma excessiva. Essas situações podem criar um pequeno incêndio que se não for controlado pode se alastrar por toda empresa, tornando o fogo muito maior.
- Negligência – a negligência humana também é responsável por causar muitos incêndios, pois a má utilização da cozinha, descarte de cigarros, se não for feito corretamente, pode gerar pequenas chamas que também podem se alastrar, principalmente perto de materiais inflamáveis.
Como prevenir os incêndios
Agora que já falamos sobre os principais motivos que contribuem para criar focos de incêndio nas empresas, vejamos como preveni-los:
- Não permita que fumem nas dependências das empresas
Fumar em locais públicos é proibido por lei, por isso você precisa garantir que isso seja cumprido, transmitindo essa exigência para os colaboradores da empresa, não permitindo que eles fumem nas dependências das empresas.
Mesmo que haja resistência por boa parte dos funcionários, essa é uma forte medida de segurança pois além de incomodar os colaboradores que não são fumantes é possível provocar acidentes. Pode parecer pouca coisa, mas isso evita que todos os colaboradores corram o risco de ter que enfrentar um incêndio quando menos esperam.
- Cuidado com a manutenção da rede elétrica
Muitas vezes o incêndio pode ser provocado por aspectos internos e estruturais da empresa, principalmente quando envolve o estado atual da rede elétrica.
Como falamos acima, os curto-circuitos são grandes riscos, por isso é preciso agir preventivamente para reduzir essa possibilidade.
Estabeleça práticas de manutenção periódicas, para que sempre haja pessoas verificando as instalações elétricas e realizando pequenos reparos que fazem a diferença como trocar a fiação que vai envelhecendo.
- Adquira equipamentos de prevenção e combate ao incêndio
A prevenção de incêndios envolve também contar com recursos certos para lidar com qualquer situação de emergência.
A utilização de alarmes de detecção de fumaça e portas corta-fogo, bem como extintores, hidrantes e sistemas sprinkler devem ser instalados em lugares estratégicos da empresa.
Esses equipamentos também precisam de manutenção periódica, principalmente os extintores, que precisam estar na data de validade para que possam funcionar caso haja algum acidente.
- Treinamento
Por último, não podemos deixar de falar sobre como a prevenção de incêndios está relacionada à necessidade de capacitar os próprios colaboradores para que eles consigam controlar a situação até a chegada dos bombeiros, por exemplo.
Trabalhar na prevenção de incêndios não é complexo, então utilize essas dicas para agir proativamente no seu negócio desde já, garantindo que seus colaboradores estejam em um local seguro para isso não atrapalhar o bom funcionamento da operação e o bem-estar corporativo.