As ações tomadas nos momentos iniciais após uma crise são importantes. Essas etapas podem determinar o quão perturbador será o resultado. Com isso em mente, as empresas precisam se planejar para possíveis incidentes que possam ocorrer e garantir que tenham um plano de ação bem estruturado, capaz de minimizar danos com eficiência.
Neste post, discutimos a importância do planejamento de emergência, o impacto que ele tem em uma crise e como se preparar para o pior.
Afinal, o que é um plano de ação de emergência?
O planejamento de emergência é o curso de ação que uma empresa adota para minimizar os efeitos de um incidente ou crise.
O principal objetivo do planejamento de emergência é reduzir lesões, proteger as pessoas e manter a continuidade das operações.
Um plano de emergência geralmente inclui os procedimentos necessários durante uma crise, um conjunto claro de funções e responsabilidades e instruções estabelecidas para a resposta de emergência local e órgãos de recuperação. Esta é uma parte crucial para manter a equipe segura.
Tipos de emergências e desastres para os quais se preparar
Uma situação de emergência pode surgir a qualquer momento e com ela vem o pânico, a confusão e o medo. Todas as empresas têm a responsabilidade de cumprir a legislação sanitária, de saúde e de segurança, que exige que as empresas identifiquem e mitiguem qualquer risco para seus funcionários.
Estar preparado para uma crise demonstra boa conduta nos negócios e pode ajudar as empresas a se recuperarem mais rapidamente de um incidente, que pode ser de diversas naturezas, inclusive:
Incêndios
Os incêndios são um dos principais desastres que afetam as empresas em todo o mundo. Eles não são apenas caros devido ao alto nível de danos que causam, mas também ameaçam a vida.
Toda empresa é obrigada por lei a ter procedimentos de incêndio adequados que sejam conhecidos por todos os funcionários. As empresas devem fornecer treinamento adequado a todos os funcionários, notificando-os sobre as saídas de incêndio de emergência, áreas de reunião de recuperação e as medidas necessárias a serem tomadas em caso de incêndio. Praticar essas etapas com simulações de incêndio pode ajudar a manter sua equipe alerta e preparada caso o pior aconteça.
Usando a tecnologia para o planejamento de emergência
Com o influxo de novos avanços tecnológicos, o gerenciamento da segurança dos membros da equipe durante um evento crítico está mudando.
Em caso de emergência, com o uso de alguns dispositivos, você pode localizar com facilidade e precisão seus funcionários no mapa do local e enviar assistência imediata a eles.
Além disso, recursos de transmissão de SMS ou até mesmo WhatsApp para se comunicar com sua equipe de maneira rápida e fácil serão extremamente úteis.
Em caso de emergência, atualize seus funcionários imediatamente, solicite check-ins de bem-estar para saber quem está seguro e veja sua localização mais recente sempre que possível.
Seguindo essas dicas, você poderá aumentar as chances de preservar a segurança dos funcionários. Mas, mais importante do que qualquer coisa, é garantir que o local receba treinamento adequado para lidar com casos de emergência.
- Clique e conheça os serviços disponibilizados pela Enignis.