As saídas de emergência são itens estruturais necessários em empreendimentos e locais de uso comum. Não se trata de um detalhe ou um capricho, mas uma exigência legal necessária, sem a qual não é possível emitir alvará do corpo de bombeiro, por exemplo.
Embora sua importância pareça óbvia, as saídas de emergências, ao serem distribuídas estrategicamente, oferecem muito mais segurança aos transeuntes do local.
Na verdade, estas são um dos elementos mais importantes das estratégias de segurança de um local, possibilitando a evacuação do local e o acesso do corpo de bombeiro ao local em situações de perigo.
Saiba mais a respeito!
Como funcionam as saídas de emergência?
De modo geral, as saídas de emergência são portas posicionadas estrategicamente que devem abrir para locais que sejam imediatamente seguros ou que forneçam acesso a uma área segura.
Uma porta principal designada pode ser usada como saída de emergência se atender a certos padrões de segurança, como a capacidade de ser facilmente aberta por dentro.
No entanto, as saídas de emergência são geralmente saídas reservadas que só podem ser usadas em caso de emergência. Já aquelas que consistem em escadas ou poços montados na parte externa de um edifício, são um tipo especial de saída de emergência e oferecem outras possibilidades de evacuação.
As normas de segurança atuais exigem que os edifícios tenham um número específico de saídas de emergência, que irá variar dependendo do tamanho do edifício e do número potencial de indivíduos que podem precisar usar a saída. Outros locais de trabalho não relacionados a edifícios, como aviões, também são obrigados por lei a ter saídas de emergência.
Normalmente, as saídas de emergência devem ser indicadas por formas específicas de sinalização que indiquem a direção ou a presença de uma saída de emergência. As placas e todos os elementos de sinalização das portas de saída devem seguir os padrões estabelecidos pela NR-23.
A Norma Regulamentadora 23 é um dos marcos regulamentadores responsáveis por estabelecer alguns critérios que devem ser seguidos nos condomínios e edificações diversas para assegurar a segurança física das pessoas. Por exemplo: é a NR-23 que estabelece que a largura mínima da abertura das portas de saída de emergência deve ser de 1,2m.
Para que as saídas de emergência permaneçam em conformidade com os padrões de segurança, é necessário ter um seguro protocolo de manutenção preventiva para garantir que continuem funcionando como uma saída e estejam desobstruídas por materiais que possam limitar o acesso ou representar um risco de tropeço.
Como as saídas de emergência devem fornecer acesso a uma área segura, se uma saída abrir para uma escada interna fechada, essa escada deve oferecer iluminação de emergência para que os trabalhadores possam se mover por ela com segurança.
Como esse tipo de saída é comumente usada para fornecer desobstrução em casos de incêndio, muitas saídas de emergência são construídas com portas corta-fogo que resistem à propagação do fogo pela saída.
Importância das portas de saída de emergência
Não é difícil encontrar notícias de tragédias envolvendo danos e até mesmo mortes devido a intoxicação por fumaça e às chamas em um incêndio. Na maioria das vezes, esses casos poderiam ser evitados com uma estruturação e posicionamento mais efetivo de saídas de emergência.
A distribuição correta e proporcional à ocupação máxima do local proporciona:
- Mais segurança aos usuários do local;
- Redução de riscos de morte em casos de incêndio ou outros tipos de desastres;
- Redução de riscos de danos ao patrimônio;
- Maior preservação de itens alocados dentro do patrimônio;
- Conformidade com legislações vigentes.
Atenção: um empreendimento precisa garantir que atende a todos os requisitos de segurança para comportar os transeuntes. Existem diversos laudos e alvarás que atestam isso – dentre eles, o Atestado de Adequação de saídas de emergência, sem o qual, não é possível obter outros tipos de licença de funcionamento.
A Enignis fornece este tipo de serviço ao emitir o atestado. Entre em contato e saiba mais!