As empresas são responsáveis ??pela saúde e segurança geral dos trabalhadores que empregam, desde os funcionários que atuam em estoques e cuidam da logística, até a os gestores e líderes. Mas manter os funcionários seguros e saudáveis ??requer conhecimento de higiene industrial, que é uma área dedicada à antecipação, reconhecimento, avaliação, comunicação e controle de estressores ambientais no local de trabalho que podem resultar em lesões, doenças, deficiências ou afetar o bem-estar dos funcionários.
Os profissionais responsáveis por conduzir treinamentos em higiene ocupacional e industrial são treinados para avaliar as preocupações de segurança e encontrar soluções para os problemas.
Componentes-chave da higiene industrial
A higiene industrial abrange uma ampla gama de preocupações de saúde e segurança no local de trabalho.
Como gestor, você deve estar familiarizado com o básico da maioria deles. Confira alguns:
Ergonomia
O objetivo da ergonomia é reduzir o estresse e eliminar lesões associadas à má postura, uso excessivo dos músculos e tarefas repetidas.
Por exemplo, a ergonomia adequada pode ajudar a prevenir a síndrome do túnel do carpo, tendinite e lesões na região lombar.
A ergonomia pode ser melhorada por meio de soluções como mudar as cadeiras ou teclados que os funcionários de escritório usam, introduzir ferramentas para reduzir tarefas repetitivas ou limitar o tempo em determinados trabalhos.
Ruído
A exposição prolongada ao ruído – tanto o som desejado quanto o indesejado – pode levar à perda auditiva dos trabalhadores.
Os problemas de ruído podem ser resolvidos de várias maneiras, incluindo projetar uma instalação para minimizar o ruído, separar o máximo possível os trabalhadores de máquinas barulhentas e usar EPIs adequados, como protetores de ouvidos.
Temperatura
As temperaturas altas e baixas podem causar problemas para os trabalhadores. Se as temperaturas estiverem muito altas, os trabalhadores ficam vulneráveis ??a insolação ou exaustão pelo calor.
A insolação é uma emergência médica que requer atenção imediata. Os trabalhadores devem se adaptar lentamente ao calor (aclimatação) e beber pequenas quantidades de água com frequência, e o ar deve ser resfriado sempre que possível.
A exposição prolongada a baixas temperaturas pode levar a hipotermia ou congelamento. Os trabalhadores devem poder usar roupas quentes e fazer pausas em temperaturas mais quentes quando possível.
Qualidade do ar interno
A qualidade do ar interno pode ser afetada por muitos fatores, incluindo poluição de máquinas ou ferramentas dentro do prédio, poluição de rodovias fora do prédio, poeiras de processos mecânicos ou gases.
A má qualidade do ar pode causar problemas que variam de tosse crônica a náusea e dores de cabeça severas. A ventilação adequada é importante para garantir que o ar fresco seja trazido para a área de trabalho e a filtragem de ar em um sistema HVAC pode ajudar a remover os contaminantes do ar.
Conclusão
A otimização desses componentes de higiene industrial por meio do monitoramento e análise de perigos e soluções de engenharia para minimizar esses perigos ajudará a controlar os riscos potenciais à saúde que afetam os trabalhadores e sua organização.
Esses perigos podem causar uma ampla gama de resultados negativos, desde doenças e lesões até perda de tempo e redução da produtividade em sua organização. Compreender os princípios de higiene industrial ajudará você a controlar esses fatores de forma mais eficaz e, assim, ter um local de trabalho mais saudável e produtivo.