Manter sua empresa alinhada à higiene ocupacional em Diadema é fundamental para preservar a saúde, a integridade e o bem-estar dos trabalhadores.
Além de ser um fator crítico para estar em dia com as regulamentações sanitárias, é também uma forma de garantir a retenção de talentos, afinal, trabalhadores que trabalham em ambientes cuja higiene é inadequadamente, certamente têm mais chances de deixar seus cargos diante da primeira oportunidade.
Se você está buscando opções de empresas que alinhem as estratégias e projetos de higiene ocupacional em Diadema, a Connapa pode te ajudar. Saiba mais a respeito!
Por que devo me preocupar com Higiene Ocupacional em Diadema?
Diadema integra a região metropolitana da grande São Paulo, sendo um importante município na malha industrial da região. Com inúmeras empresas e indústrias na região, deve-se prestar especial atenção na segurança dos trabalhadores.
Além de serviços e estratégias como uso adequado de EPI, segurança contra incêndio e segurança em relação à estrutura dos locais, a higiene ocupacional é um fator que não deve ser negligenciado!
Os principais benefícios de adotar estratégias eficientes de higiene ocupacional em Diadema incluem:
1. Maior produtividade
A produtividade de um trabalhador não é inteiramente o resultado de fatores individuais. As condições de seu trabalho, seu ambiente de trabalho e como eles são tratados afetam o quão eficiente eles podem ser.
Trabalhar em um ambiente sujo ou inseguro não apenas coloca os funcionários em risco, mas também pode ser uma distração, estressante e pode provocar ansiedade e fadiga.
Por outro lado, os trabalhadores que realizam seus trabalhos em instalações seguras e sanitárias com condições de trabalho adequadas e supervisores de apoio relatam níveis mais baixos de estresse e aumento do desempenho.
2. Absenteísmo reduzido
O absenteísmo é um dos custos indiretos de riscos não identificados e perigos inadequadamente controlados.
Como o nome indica, o absenteísmo é uma tendência a não comparecer ao local de trabalho, sair mais cedo ou evitar o trabalho. Existem muitos fatores que contribuem para esse fenômeno, e alguns estão fora do controle do empregador.
Por exemplo, pode resultar de problemas crônicos de saúde, ser o cuidador de um membro da família doente ou conciliar o trabalho e as responsabilidades dos filhos.
Alguns dos fatores que contribuem, no entanto, estão diretamente relacionados às condições de trabalho. Doenças ocupacionais, estresse por passar o dia em um espaço de trabalho mal projetado e sentir-se desvalorizado por um empregador podem desencorajar um trabalhador a aparecer de forma consistente. E tudo isso pode ser melhorado com a aplicação de princípios de higiene ocupacional.
3. Menor rotatividade, integração e custos de treinamento
Outra despesa associada a doenças e lesões ocupacionais são os custos incorridos com a substituição de trabalhadores. A contratação de um novo funcionário, mesmo que temporariamente, envolve despesas iniciais adicionais que devem ser contabilizadas.
Além disso, todos esses custos podem ser ampliados se a posição exigir habilidades especializadas ou certificação. Nesses casos, a procura de emprego pode ser mais intensa e a formação mais elaborada.
Boas práticas de higiene ocupacional reduzem o número de casos em que um empregador precisa encontrar substitutos temporários ou permanentes para seus funcionários, o que se traduz em ainda mais economia de custos a longo prazo.
Como implementar projetos de higiene ocupacional em Diadema?
Contar com profissionais qualificados é o primeiro passo para um projeto eficientemente implementado.
A Connapa conta com equipes técnicas preparadas para antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos no ambiente de trabalho.