Antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos potenciais no ambiente de trabalho definem a Higiene Ocupacional.
Vamos entender alguns princípios da avaliação de exposição de riscos e como eles podem ser classificados em São Bernardo do Campo.
Depois que os riscos são antecipados e/ou reconhecidos, o ambiente de trabalho deve ser avaliado para que se determine a magnitude dos agentes, a origem, características próprias, e seu modo de atuação naquele meio, também para que o controle efetivo do ambiente de trabalho seja eficaz.
Na avaliação quantitativa dos riscos, o objetivo é considerar os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15.
Nesse caso, o limite de tolerância está relacionado aos níveis de concentração ou intensidade, de acordo com a natureza e o tempo que o trabalhador está exposto, de forma que não cause dano à sua saúde durante seu trabalho em São Bernardo do Campo.
Higiene ocupacional ou segurança ocupacional?
Muitos confundem esses dois termos, apesar de serem termos distintos, podemos considerar que há uma relação do que diz respeito à segurança e integridade física do trabalhador.
Podemos simplificar, dizendo que a higiene do trabalho lida com a avaliação dos riscos que possam gerar doenças ocupacionais. Já a segurança ocupacional, tem foco na prevenção e controle dos riscos relacionados à operação.
A higiene ocupacional tem como principal objetivo reconhecer os riscos ocupacionais, controlar e prevenir os trabalhadores das doenças ocupacionais.
As doenças ocupacionais são as doenças decorrentes das condições do ambiente de trabalho ou das atividades que o trabalhador executa.
A importância da higiene ocupacional em São Bernardo do Campo
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada ano, adversidades ocupacionais já mataram mais de 2 milhões de pessoas.
Existem várias estratégias e técnicas de prevenção que podem evitar grande parte dessas doenças. Porém isso depende de uma aplicação, que é dependente de uma vontade política e de várias tomadas de decisões.
Como mencionamos acima, as práticas desse tipo de cuidado estão relacionadas à redução dos riscos de contaminação dos funcionários.
Podem ser tanto gerados por agentes físicos (temperatura e pressão), químicos e biológicos também.
Os maiores focos da higiene ocupacional em São Bernardo do Campo são os agentes biológicos. Por isso, é feito um trabalho específico para evitar que os colaboradores entrem em contato com agentes patológicos, ou que podem causar doenças e danos ao organismo. Funcionários enfermos, além de sofrerem as consequências da doença, estão mais sujeitos a acidentes no ambiente de trabalho.
Mas o que as empresas de São Bernardo do Campo podem fazer para prevenir mais doenças dos seus colaboradores? Fornecer plano de saúde para os funcionários é fundamental, afinal a medicina preventiva salva muitas vidas.
A higiene ocupacional é um conceito que não pode ser deixado de fora das empresas e é fundamental para a saúde e a qualidade de vida da equipe, conversando muito bem com o contexto da segurança do trabalho e fazendo com que as condições no ambiente profissional sejam as melhores possíveis.