Higiene, de modo geral, se relaciona diretamente à saúde em qualquer segmento do trabalho, isto é, qualquer que seja a atividade desenvolvida. No entanto, em tempos de pandemia, essa relação se tornou ainda mais intensa e indispensável. Como consequência de seu efeito sobre a saúde, a higiene do trabalho afeta diretamente a eficiência e até a própria continuidade da atividade ocupacional. Na verdade, ela repercute na qualidade de vida dos colaboradores, refletindo diretamente nos resultados da empresa.
A higiene ocupacional é a ciência cujo objetivo é reconhecer, avaliar e controlar os riscos provenientes do trabalho. Esses riscos são fatores decorrentes do ambiente que podem provocar acidentes, afetar a saúde, o conforto ou a eficiência do trabalhador. Esses riscos classificam-se como processos produtivos, sendo eles operacionais ou ambientais.
Os riscos produtivos de operação se referem às condições do ambiente relativas ao processo operacional, como máquinas desprotegidas, pisos escorregadios, ação agressiva de produtos e do ambiente, tais como: presença de gases, ruído, calor, etc.
Os riscos ambientais são agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente laboral capazes de causar danos a saúde do colaborador em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição.
Diante deste fato é fácil notar que a higiene ocupacional e segurança do trabalho caminham juntas, sobretudo, quando se trata da preservação da saúde e da garantia do bem-estar de todos. A pandemia de Covid-19 revisitou a necessidade de cuidados que deveriam ser rotineiros, mas que ainda não eram estabelecidos nas empresas.
Iniciativas de higienização pessoal e do ambiente de trabalho se tornaram imprescindíveis, e devem ser incorporadas na rotina de toda a empresa. É essencial discutir o assunto, orientar e adotar medidas efetivas no comportamento de cada membro da organização.
Qual é a relação entre higiene, saúde e segurança do trabalho?
O contexto da pandemia e da crise econômica e sanitária reforça a existência de diferentes realidades no ambiente de trabalho, com pessoas exercendo suas atividades em home office e outras prestando, presencialmente, serviços essenciais à população. Nos dois casos, a saúde e a segurança passaram a ganhar ainda mais importância com as ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Existe uma realidade simples e constatável em qualquer empresa: quanto mais saudáveis, seguros e confortáveis estiverem os colaboradores, mais fácil é aprimorar o engajamento e a produtividade da organização. Essa é uma expectativa que a experiência demonstra não falhar.
É preciso mudar os hábitos e a qualidade de trabalho para que a higiene no trabalho se torne satisfatória. Nessas mudanças se faz necessário resgatar o valor humano. Se, por um lado, existem situações de danos à saúde, por outro, algumas medidas proativas podem afetar de maneira positiva a higiene do trabalho.
Quando se dispõe de qualidade de vida, novas metas e novos desafios costumam ser bem recebidos. Por sua vez, o alcance e o desempenho à altura reforçam o ciclo que induz a própria empresa a investir em mais qualidade, bem-estar e saúde de todos seus funcionários.
Adotar uma consultoria especializada na atenção com a higiene e segurança do trabalho é uma decisão que traz benefícios e vantagens para a empresa e para seus trabalhadores. Deixar esses cuidados por conta de profissionais experientes permite à empresa focar em seus reais objetivos de negócio. Assim, a melhor iniciativa para garantir um ambiente saudável e uma equipe estimulada é contar com a expertise de uma empresa especializada em soluções para a saúde e o bem-estar dos colaboradores e para isso, nós, da Connapa estamos à disposição.