Quando uma edificação passa por um incêndio, o pânico costuma se instalar rapidamente. Isso por si só é ruim, mas pode ser piorado pela falta de energia elétrica, algo muito comum de ocorrer nessas situações.
Sem luz, as chances de que acidentes aconteçam e causem não apenas danos ao patrimônio, mas principalmente ferimentos naqueles que estão tentando deixar o local são grandes. É exatamente para evitar que este tipo de problema surja que existe a iluminação de emergência.
Quer entender mais sobre o assunto e saber que empresa pode prestar serviços sobre isso em São Paulo? Então acompanhe este post!
O que é a iluminação de emergência?
É um sistema de iluminação acionado automaticamente nos casos em que há falta energia elétrica em uma edificação. Ele possibilita que as pessoas se locomovam nos corredores e entre os andares em quaisquer circunstâncias nas quais falte luz, inclusive os incêndios.
É importante frisar que tanto o projeto de iluminação de emergência quanto as luminárias a serem adquiridas não são aleatórios. Tudo isso conta com regras claramente especificadas em documentos oficiais.
No caso de edificações que necessitam emitir AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros –, o projeto de iluminação de emergência é obrigatório e deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros tanto nessa fase quanto na vistoria, quando se observa a sua coerência com o que foi planejado e o que foi efetivamente instalado.
Para edificações que necessitam de CLCB – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros – o projeto pode ser dispensado, mas ainda poderá ser preciso adquirir as luminárias, dependendo da avaliação do engenheiro e/ou arquiteto responsável pela obra.
De qualquer forma, é importante saber que existe a ABNT NBR 10898, que especifica qual modelo de luminária é indicado para cada tipo de negócio/edificação.
Tipos de luminária de emergência
Há basicamente dois tipos de luminária: a de aclaramento e a de sinalização. Quando é possível observar a existência de letras e/ou símbolos, a luminária é considerada de sinalização, sendo geralmente usada para indicar rotas, como locais de saída e a direção das escadas.
As luminárias de aclaramento, por sua vez, costumam ser usadas para, como o nome sugere, clarear o ambiente, sobretudo aquele que não conta com iluminação natural externa. Assim ela evita que a pessoa que se desloca sofra ou provoque qualquer tipo de acidente.
É importante contratar, em São Paulo, uma empresa como a Enignis Engenharia, que possa oferecer o melhor projeto de iluminação de emergência para a sua edificação, contando com profissionais experientes e especializados, que conhecem as exigências do Corpo de Bombeiros de São Paulo, podendo assim atendê-lo de forma eficiente. Marque hoje mesmo uma reunião conosco!