Já falamos aqui no blog sobre sistemas de ancoragem. Eles nada mais são do que sistemas de segurança desenvolvidos para que o trabalhador que exerce suas atividades em altura possa fazer isso com mais segurança.
Existem uma série de normas reguladoras que estabelecem regras para as atividades que são realizadas pelo menos dois metros acima do solo. É muito importante que elas sejam observadas, a fim de que vidas sejam poupadas, assim como a empresa mantenha uma boa reputação em seu segmento, sem precisar lidar com multas ou processos judiciais.
Entre as ações a serem realizadas para garantir isso está o teste de ancoragem, também conhecido como inspeção de ancoragem. Saiba mais sobre ele a seguir.
Inspeção de ancoragem: o que é?
Um sistema de ancoragem é projetado para prevenir quedas ou, caso elas ocorram, evitar que as lesões aconteçam ou diminuir sua gravidade. Ele funciona da seguinte forma: se o funcionário se desequilibra, o sistema opera para que ele fique suspenso, impedindo ou minimizando seu contato com o chão.
Para isso, esse sistema precisa ser projetado. Nele estão presentes os pontos de ancoragem, que são estruturas estrategicamente fixadas as quais possibilitam que cabos e cordas sejam acoplados, sustentando assim os EPIs – equipamentos de proteção individual – e/ou EPCs – equipamentos de proteção coletiva.
Há diversos tipos de sistemas de ancoragem. Em outro post, falamos mais detalhadamente sobre eles.
A inspeção de ancoragem, como o próprio nome diz, é a atividade de inspecionar todos os pontos do projeto, garantindo que cada um deles funcione adequadamente.
O teste é obrigatório e está previsto na legislação, devendo ser realizado por profissionais capacitados tecnicamente para isso.
Por que a inspeção de ancoragem é tão importante?
Porque, com o tempo e a ação das intempéries (sol, chuva e alterações de temperatura), é comum que a funcionalidade dos equipamentos e peças empregados nos pontos de ancoragem também se degradem. Assim, a inspeção é fundamental para manter tudo sempre em ordem.
Com que frequência a inspeção deve ser feita?
De acordo com as normas técnicas, a inspeção precisa ser realizada pelo menos uma vez por ano.
Como é feita a inspeção?
O inspetor inicia o processo pela comparação entre o projeto original e aquele que foi executado, verificando, na sequência, cada um dos pontos de ancoragem a fim de testar a existência de pontos de corrosão, fissuras, ranhuras ou qualquer imperfeição ou desgaste que possa interferir no adequado funcionamento do sistema.
Ao finalizar a inspeção, o profissional geralmente emite um laudo que é entregue à empresa como forma de comprovar que ela ocorreu.
A Enignis Engenharia é uma empresa especializada na realização de testes de ancoragem. Contamos com inspetores qualificados, os quais podem não apenas realizar a inspecionar os pontos de ancoragem, mas acompanhar todo o processo, realizando, inclusive o projeto para a sua empresa. Venha conversar conosco!