Você sabia que existem 5 tipos diferentes de mangueiras de incêndio? A verdade é que há uma série de especificações de ordem técnica quando se trata de escolher uma mangueira. Não se pode, por exemplo, achar que, se uma indústria enfrentar um incêndio, o fogo terá as mesmas características do de uma casa ou apartamento.
É justamente por isso que a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – estabeleceu especificações claras que definem um tipo específico de mangueira a ser usada para cada local onde ela pode ser aplicada/utilizada, o que garante a efetividade no uso.
É importante frisar que tal efetividade, em um momento de incêndio, pode se configurar como um enorme diferencial para salvar uma vida ou preservar um patrimônio.
Quer entender mais sobre os tipos e mangueiras? Acompanhe este post!
Conheça os 5 tipos de mangueiras
- Tipo 01 – é a que tem a menor pressão de trabalho e não deve ser usada em contextos de elevada abrasão. Recomenda-se seu emprego em edificações residenciais. Sua fabricação é feita com fio poliéster de alta tenacidade para que dure mais e resista a fungos e bolor.
- Tipo 02 – tem pressão máxima de trabalho intermediária e pode ser usada em edificações comerciais, na indústria e no Corpo de Bombeiros. É também confeccionada em fio poliéster de alta tenacidade, mas recebe camada dupla.
- Tipo 03 – tem a mais alta pressão máxima de trabalho, devendo ser utilizada em áreas industriais e navais conforme a orientação da ABNT. Também é que possui maior resistência à abrasão.
- Tipo 04 – possui características similares às do tipo 02, porém só deve ser usada na indústria. Ao contrário dos tipos anteriores, que eram todos fabricados na cor branca, este é fabricado na cor vermelha e, além da confecção em cada dupla de fio poliéster de alta tenacidade, também conta com revestimento bastante resistente em PVC e borracha nitrílica.
- Tipo 05 – recebe o mesmo revestimento das mangueiras dos tipos 02 e 04, porém é preparada para ser usada em instalações industriais que requeiram o uso de mangueiras especializadas em locais com temperaturas ainda mais quentes.
É importante ter em mente a necessidade de verificar se a mangueira que se pretende adquirir foi previamente testada e aprovada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – o que lhe dará mais segurança quanto ao adequado funcionamento do produto em caso de incêndio.
A Enignis Engenharia possui profissionais experientes e especializados que poderão lhe orientar quanto à compra de todo o material necessário para instalação adequada de um sistema de incêndio na sua edificação. Venha conversar conosco!