Pela natureza do trabalho que nós da Enignis realizamos, constantemente abordamos diversos aspectos relacionados à prevenção de incêndios, o que é muito importante, considerando que este tipo de ocorrência não apenas causa danos materiais, mas também pode ceifar vidas.
Levando isso em conta, é importante saber que muitas medidas podem ter efeito se adotadas isoladamente, mas têm potencial para se tornarem ainda mais efetivas se empregadas em conjunto com outras. É o caso das medidas ativas e passivas.
Quer saber a diferença entre elas? Então continue com a gente até o fim deste post!
Medidas ativas: o que são e para que servem?
São conhecidas por atuarem diretamente sobre o fogo que já se iniciou, isto é, são maneiras de combater as chamas. Elas costumam estar presentes nas edificações porque muitas são, inclusive, obrigatórias para que o local obtenha o alvará do Corpo de Bombeiros.
Veja a seguir algumas medidas ativas de proteção contra incêndio:
- Extintores portáteis
- Mangotinhos
- Sprinklers
- Hidrantes
- Sinalização de emergência
Medidas passivas: entenda
As medidas passivas costumam estar empregadas no projeto de construção ou reforma da edificação e servem para protegê-la, evitando, por exemplo, propagação das chamas e facilitando que o local seja evacuado quando isso for necessário.
Duas das medidas mais conhecidas são:
- Firestop, nome em inglês adotado para designar o processo de compartimentalização, isto é, de manutenção do foco de incêndio o máximo que se puder no mesmo ambiente, evitando que ele chegue a outras áreas.
- Fireprotection, nome também em inglês usado para se referir à proteção empregada geralmente em estruturas metálicas para aumentar seu poder de resistência ao fogo, elevando o tempo em que poderiam suportar as chamas.
Como dito antes, a ideia não é optar por um outro sistema, considerando que a proteção passiva entra em ação a fim de que se possa ganhar tempo para a evacuação do lugar e para a chegada do Corpo de Bombeiros, que possui profissionais treinados e habilitados a agir da melhor forma possível.
As medidas ativas, por sua vez, são pensadas para extinguir de forma mais imediata o fogo. Ou seja, medidas passivas buscam conter as chamas no mesmo ambiente para que as ativas possam apagá-las. Isso mostra o caráter complementar de ambas no processo de combate a um incêndio.
A Enignis Engenharia é uma empresa do Grupo Evicon especializada no planejamento de medidas ativas e passivas de combate ao fogo em edificações. Temos profissionais especializados, que conhecem a legislação e as normas regulamentadoras, podendo lhe orientar na construção do seu projeto.
Venha conversar com nossa equipe!