- Pipoca pode ajudar a evitar câncer, dizem cientistas
- Pipoca tem mais antioxidantes que frutas e verduras
- Comendo sem perceber? Perca peso sem perceber
Aroma de manteiga na pipoca de micro-ondas pode ser tóxico para trabalhadores
Cheiro perigoso
Você talvez não saiba, mas aquele cheirinho agradável e convidativo que você sente quando a pipoca estoura no micro-ondas é produzido por um ingrediente chamado 2,3-pentanediona (PD).
O que você talvez também não saiba é que esse aroma de manteiga, usado também para melhorar o sabor, pode representar uma ameaça respiratória no caso de exposições agudas.
Pesquisadores descobriram que a PD (pentanediona) altera a expressão genética no cérebro de animais de laboratório.
Aromas de manteiga
Os fabricantes começaram a utilizar PD quando se descobriu que um outro aroma de manteiga, o diacetil, estava causando bronquiolite obliterante, uma doença pulmonar fatal e irreversível em trabalhadores que inalavam a substância.
Mas parece que os pulmões dos trabalhadores nas fábricas de pipoca não ficaram livres da ameaça: o novo estudo mostrou, em experimentos com animais de laboratório, que a exposição aguda ao PD tem toxicidade respiratória comparável à do diacetil.
"Nosso estudo demonstra que o PD, assim como o diacetil, danifica o epitélio das vias aéreas em estudos de laboratório. Este achado é importante porque se acredita que esse dano seja a causa da bronquiolite obliterante," explica a Dra. Ann Hubbs, do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos.
Estudos de toxicidade
"Nosso estudo também apoia as recomendações estabelecidas de que os aromatizantes devem ser substituídos apenas quando houver evidências de que o substituto é menos tóxico do que o agente que ele substitui," recomenda Hubbs.
A pesquisadora acrescenta que os resultados comprovam que, não é porque uma substância vem sendo usada há bastante tempo que ela não possa causar danos à saúde, sobretudo no caso de exposições agudas, como ocorre com os trabalhadores que manipulam a substância.
Segundo ela, uma substância "pode continuar sendo um agente com toxicidade respiratória quando são realizados estudos apropriados."
Benefícios da pipoca
Enquanto isso, estudos mostram que a pipoca natural possui vários benefícios à saúde: