Toda empresa que possui mais de 20 funcionários é obrigada a ter uma brigada de incêndio, que é uma organização interna, composta por colaboradores da empresa, e que é treinada para agir em situações de princípio de incêndio.
Esse treinamento é feito para que a equipe esteja apta a combater chamas e organizar a saída das pessoas do ambiente de perigo, mas mais do que cumprir essas obrigações é preciso que a empresa compreenda a importância da brigada de incêndio.
O que é uma brigada de incêndio
É a NR 23 que determina o que é uma brigada de incêndio. Segundo ela, uma brigada de incêndio deve ser formada por um grupo de colaboradores que atuam voluntariamente, passando a maior parte do tempo no mesmo local, que no caso é a empresa que trabalham.
Essas pessoas devem ser treinadas e capacitadas a prestar auxílio necessário aos colegas em casos de emergência, como o que pode ocorrer em uma situação de incêndio.
Esse treinamento é composto por uma parte prática e teórica, por meio de uma formação específica que envolve noções básicas de combate a incêndios, salvamentos e noções de primeiros socorros.
Uma vez que essas pessoas são capacitadas e treinadas para atuar como brigadistas, elas ficam com a responsabilidade de identificar riscos no local de trabalho, e devem elaborar e emitir relatórios e pareceres, além de fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança.
Geralmente os brigadistas se candidatam voluntariamente, e passam um ano na função e durante esse período devem apresentar boa forma física e conhecimento a respeito das instalações da empresa.
Qual a importância de ter uma brigada de incêndio?
Podemos dizer que a principal função da brigada de incêndio é preservar a vida e os bens de uma organização.
O brigadista deve realizar os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue. Seu treinamento técnico permite que ele saiba como lidar em situações emergenciais, além do controle emocional para agir em situações críticas.
Toda empresa precisa de um AVCB para funcionamento e cabe ao Corpo de Bombeiros a investigação de tudo o que diz respeito ao sistema de prevenção e combate aos incêndios. Quando tudo está nos conformes, a empresa recebe o documento com uma data de validade e é preciso renová-lo quando necessário.
Como é uma equipe de brigadistas
Geralmente a equipe de brigadistas de incêndio é composta por brigadistas, pelo chefe, o coordenador geral e os líderes.
Acima dos brigadistas estão o líder, o chefe e o coordenador geral, que são funções que podem ser determinadas por meio de um processo de seleção interno entre os brigadistas e é essa equipe também que esquematiza a inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio.
Cabem aos brigadistas:
- Definir rotas de fuga
- Elaborar o relatório das irregularidades encontradas
- Prestar orientação
- Realizar os exercícios simulados com os procedimentos diante de ações de emergência
- Identificar situações de perigo
- Agir no abandono da área
- Prestar os primeiros socorros
- Atuar no combate ao princípio de incêndio
- Atuar na recepção do Corpo de Bombeiros.
Em resumo, os brigadistas devem orientar as pessoas e chamar os bombeiros quando necessário, bem como desenvolver ações para salvar vidas.