A análise preliminar de risco, conhecida como APR, é um estudo feito em detalhes de cada uma das etapas que envolvem a rotina de trabalho de um profissional. O objetivo dela é identificar eventuais riscos no ambiente laboral, os quais possam causar acidentes e assim prevenir que estas situações ocorram. Quer saber mais sobre a APR? Continue lendo este post!
A APR é obrigatória?
Em alguns casos sim. É preciso conhecer as normas regulamentadoras para avaliar as situações em que ela é necessária, mas citaremos aqui algumas:
- Trabalhadores que exercem suas atividades em altura.
- Colaboradores que atuam em ambientes confinados.
- Funcionários que desempenham instalações e serviços de eletricidade.
- Pessoas que atuam na construção civil.
- Indivíduos que fazem trabalhos com inflamáveis.
- Gente que lida com equipamentos e máquinas.
Quais os objetivos de uma APR?
Como dissemos, o principal objetivo é identificar potenciais riscos no exercício do trabalho e assim preveni-los, mas há outros. Conheça-os:
- Antecipar-se a problemas que possam surgir no desempenho da função.
- Estabelecer procedimentos de segurança para o exercício do trabalho.
- Orientar as pessoas acerca dos riscos envolvidos na execução das tarefas.
- Eliminar ou reduzir a possibilidade de que ocorram falhas humanas e mecânicas no ambiente laboral.
- Informar aos trabalhadores sobre os procedimentos de segurança estabelecidos pela empresa.
- Auxiliar na escolha dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – a serem usados no trabalho.
- E muito mais.
Quem participa da elaboração da APR?
O profissional de segurança do trabalho da instituição juntamente com os funcionários envolvidos na atividade que está sendo mapeada.
O que deve constar na APR?
O documento deve ser o mais completo possível, mas os dados inseridos podem variar bastante em função do segmento da empresa e da natureza das atividades desenvolvidas. Para isso, é interessante incluir dados como:
- Um perfil das instalações da empresa, podendo inclusive adicionar fotos.
- As especificações técnicas dos equipamentos utilizados no exercício da função.
- Uma lista completa dos riscos que a equipe identificou e quais as suas causas, bem como os efeitos que, em cada caso, um incidente pode causar, incluindo a gravidade de cada cenário.
- A depender do ramo de atividade da empresa, explicitar aspectos como as substâncias a que os funcionários ficam expostos, detalhando suas propriedades químicas e físicas e grau de toxicidade, bem como potencial de inflamabilidade.
- Apresentação dos sistemas de proteção e dos protocolos de segurança definidos. Medidas preventivas e corretivas devem ser explicitadas.
A APR é mais um instrumento previsto pela legislação para garantir a segurança dos funcionários. Se sua empresa precisa construir uma APR, temos profissionais experientes e qualificados que podem oferecer toda a consultoria necessária para a realização desta atividade. Entre em contato conosco hoje mesmo!