Quando o assunto é segurança do trabalho, a opinião dos especialistas é de que é muito mais vantajoso investir em prevenção do que arcar com os gastos decorrentes de um acidente. Por isso, um instrumento de grande importância para as empresas é o mapa de risco.
Neste post, falaremos mais sobre esse assunto e demonstraremos a sua importância para a segurança dos trabalhadores. Então não deixe de acompanhar até o fim!
O que é mapa de risco?
É um instrumento gráfico que apresenta os riscos ambientais presentes em um ambiente de trabalho, os quais tenham ou não relação com as atividades laborais praticadas pela empresa.
Ele é representado em forma de planta baixa e deve ser fixado em um local de fácil visualização por todas as pessoas que frequentam o local, como colaboradores, prestadores de serviços e eventuais visitantes.
Em um mapa de risco, são colocados círculos de diferentes cores. Cada uma representa uma categoria diferente de risco ambiental:
- Círculo verde: risco físico como o causado por ruído, calor, vibrações, radiação, umidade, etc.;
- Círculo vermelho: risco químico. Neste caso, podem estar presentes no ambiente poeiras, névoas, gases, neblinas, vapores, fumos, etc.;
- Círculo marrom: risco biológico. Pode haver exposição a vírus, bactérias, protozoários, parasitas, fungos, etc.;
- Círculo amarelo: risco ergonômico. Esse risco é caracterizado pela possibilidade de lesão por esforço repetitivo, levantamento de peso excessivo, postura inadequada, etc.;
- Círculo azul: risco de acidente. Este risco pode existir caso não haja um arranjo físico inadequado, pouca iluminação, uso de máquinas e equipamentos de proteção, etc.
Conforme a portaria n° 25, do Ministério do Trabalho, o mapa de risco deve ser desenvolvido pela Comissão Interna de Prevenção de acidentes (CIPA), tendo a participação dos colaboradores e sendo orientado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
A importância do mapa de risco para a segurança do trabalhador
Qualquer empresa cujas atividades possam representar alguma espécie de risco ambiental deve elaborar pelo menos um mapa de risco para ficar à mostra no ambiente de trabalho. Ele deve obedecer às normas para a composição a fim de que todos estejam cientes dos riscos presentes.
O documento é de extrema relevância porque representa de forma visual os riscos presentes e facilita o entendimento pelos frequentadores do local, principalmente os trabalhadores. Ele é, portanto, uma ferramenta é muito eficiente para que todos se conscientizem dos cuidados que devem tomar em cada área do local de trabalho, em especial onde há riscos elevados, os quais podem causar danos irreversíveis e até mesmo a morte de pessoas.
Se a sua empresa precisa de ajuda para se manter regular quanto aos documentos que devem ser elaborados a fim de atender a todas as normas relativas à segurança do trabalho, entre em contato com a Connapa!