Um sistema de proteção contra incêndio requer inspeção e testes regulares para garantir que funcione em caso de emergência, e um dos essenciais é o teste hidrostático, também conhecido como teste de funcionalidade ou teste de desempenho.
Trata-se de um teste de um sistema de tubulação fechado e seus anexos que consiste em submeter a tubulação a uma pressão interna aumentada por um período especificado para verificar a integridade do sistema e as taxas de vazamento do sistema.
Basicamente, um inspetor de segurança contra incêndio qualificado usa uma bomba de teste para forçar a entrada de água no sistema a uma pressão especificada, garantindo que não haja vazamentos que possam causar a falha de fontanários ou sistema de sprinklers durante um incêndio.
O teste garante que a tubulação foi montada corretamente, que não há pontos fracos desenvolvidos devido a danos ou corrosão e que a mangueira pode suportar alta pressão.
Inspeção do sistema de incêndio usando teste hidrostático de mangueira de incêndio
O teste hidrostático de mangueiras de incêndio é um aspecto importante de qualquer inspeção de sistema de incêndio e, usando uma bomba de teste hidrostático, determina a facilidade de manutenção e a segurança do equipamento.
O teste hidrostático pode ser perigoso e só deve ser feito por pessoal treinado usando ferramentas e procedimentos adequados. A Enignis realiza testes de mangueiras de incêndio em intervalos periódicos para determinar a adequação e a eficácia.
O que é uma bomba hidrostática?
As bombas de teste hidrostático são projetadas para sistemas de água de teste de pressão.
Usa-se bombas de teste hidrostático para garantir que as mangueiras de incêndio estejam em boas condições para o serviço. É importante observar que é necessário treinamento especializado para utilizar com segurança o teste hidrostático para mangueiras de incêndio durante uma inspeção do sistema de incêndio. A Enignis tem a equipe com o conhecimento necessário para administrar com segurança testes de pressão de mangueiras de incêndio e testes hidrostáticos de mangueiras de incêndio.
O processo para testes hidrostáticos
Durante o teste da mangueira de incêndio, todo o ar é removido da mangueira. A mangueira é então enchida com água e verificada quanto à eficiência, durabilidade e empenamento.
A mangueira é inspecionada quanto a protuberâncias, transpiração nos acoplamentos, movimento da mangueira nos apêndices do acoplamento e outras deformidades visíveis.
Você pode contar com a Enignis para realizar testes hidrostáticos de mangueiras de incêndio da maneira mais segura e precisa.
Ao testar um sistema de supressão de incêndio, podemos medir vários fatores diferentes. A elevação mede a altura que uma mangueira subirá da superfície de teste enquanto estiver sob pressão. A torção é a rotação da extremidade livre da mangueira enquanto ela está sob pressão.
Tomamos, ainda, uma leitura de base e uma segunda leitura durante o teste de pressão de prova (âncora para teste de pressão de prova mais abaixo) e depois encontramos a diferença entre os dois.
- Clique e conheça todos os serviços realizados pela Enignis.