A segurança contra incêndio deve ser vista como um conjunto de medidas para prevenção, que vai desde a detecção até o combate de um incêndio, até sua contenção ou extinção.
Em uma edificação, a segurança contra incêndio faz parte das medidas de segurança física.
Essa segurança deve começar na educação e conscientização das pessoas como pelas medidas de proteção contra incêndios que devem ser adotadas em uma edificação. A implantação se faz por meio de atividades para evitar o surgimento do incêndio, possibilitando sua contenção antes que o Corpo de Bombeiros chegue.
Em uma edificação, devem haver atividades relacionadas com a educação de segurança contra incêndio, e são elas:
- Divulgar medidas de segurança e prevenção de incêndios para evitar o surgimento de incêndios.
- Treinamento de procedimentos a serem adotados pelas pessoas, caso haja um incêndio
- Cuidados a serem observados com a manipulação de produtos perigosos
- Cuidados com as práticas e atividades que geram riscos de incêndio.
Proteger as pessoas contra o incêndio é importante porque o incêndio pode colocar em risco a vida de algum ocupante.
Em caso de incêndio é importante que as pessoas saibam quais medidas tomar para não propagar o incêndio e também proporcionar meios de controle e contribuir para a sua extinção.
Medidas de segurança contra incêndio
As medidas ativas de proteção abrangem detecção, alarme e a extinção do fogo, seja de maneira manual ou automática.
Já as medidas passivas abrangem o controle dos materiais, meios de escape, compartimentação e proteção da estrutura da edificação.
Podemos falar que as medidas de segurança incluem:
- Controle da natureza e quantidade dos materiais inflamáveis que estão no prédio
- Dimensionamento do compartimento interno, resistência ao fogo de seus elementos e também a distância entre os edifícios no condomínio.
- Dimensionamento dos sistemas de detecção e alarme de incêndio ou dos sistemas de chuveiros automáticos de extinção de incêndio ou dos equipamentos manuais para combate.
- Controle das fontes de ignição e riscos de incêndio
- Treinamento de pessoas para habilitá-las a combater um princípio de incêndio e coordenar o abandono seguro da população de um edifício.
- Controle de danos ao meio ambiente decorrentes de um incêndio.
Equipe de segurança
Para fazer parte de uma equipe de segurança contra incêndio, a pessoa deve ser treinada para essa finalidade.
Não podemos esquecer que a edificação deve conter meios ativos (extintores, hidrantes, detecção de calor ou fumaça, brigada contra incêndio etc.) e passivos (resistência ao fogo das estruturas, escadas de segurança etc.).
O nível mínimo de segurança contra incêndio para fins de segurança à vida ou ao patrimônio, geralmente é estipulado em códigos e normas que já vimos aqui anteriormente.
É imprescindível que o ser humano exija segurança em seu local de moradia ou trabalho. Isso porque a segurança contra incêndio é considerada no projeto hidráulico, elétrico e arquitetônico do prédio. Atualmente sabe-se que essa consideração deve ser estendida ao projeto de estruturas de edificações de grande porte, ou de grande risco.
Os materiais estruturais podem perder a capacidade resistente em situação de incêndio por isso passam por constante manutenção e inspeção.