Na rotina laboral, a depender de suas funções e do ramo da empresa em que trabalham, os funcionários estão sujeitos a riscos como radiação, choques elétricos, acidentes no manuseio de produtos e ferramentas, entre outros.
A segurança do trabalho tem como principal atribuição conscientizar os colaboradores e lhes garantir um ambiente laboral mais seguro para o colaborador, evitando prejuízos a ele e à própria organização.
Confira com mais detalhes o que é a segurança do trabalho, qual a sua importância e que profissionais compõem o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
O que é a segurança do trabalho?
A segurança do trabalho pode ser entendida como todas as medidas adotadas por uma empresa as quais objetivem minimizar os índices de acidentes laborais e de doenças ocupacionais, além de procurarem proteger a integridade do funcionário no desempenho de suas funções.
As ações são definidas por meio de levantamentos técnicos realizados por profissionais específicos. Nessas avaliações, eles buscam analisar a exposição dos funcionários a possíveis riscos, trabalhando para eliminá-los ou, pelo menos, reduzi-los.
Vale sempre ressaltar que a segurança do trabalho no Brasil é regida por leis específicas, assim como por Normas Reguladoras, leis complementares e portarias, além dos decretos vindos da OIT (Organização Internacional do Trabalho) os quais são reconhecidos pelo nosso país.
Qual é a importância da segurança do trabalho?
Ao contrário do que muitos pensam, a importância da segurança do trabalho vai além de apenas procurar manter a integridade física e mental dos colaboradores, por mais que esse seja um propósito extremamente relevante.
Um ambiente laboral seguro promove maior engajamento por parte dos funcionários. Isso é apenas uma consequência da atitude da empresa ao procurar se preocupar com o bem-estar deles, fazendo-os se sentir mais valorizados e impulsionados a produzir mais e melhor.
Além disso, os acidentes de trabalho ocasionam a concessão de licenças, o que prejudica as finanças da empresa devido a déficits na produção e entrega de serviços, o que pode levar também ao pagamento de multas e indenizações.
Profissionais da segurança do trabalho
É importante que toda empresa conte com profissionais específicos que devem compor o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). São eles:
- Técnico em Segurança do Trabalho;
- Engenheiro de Segurança do Trabalho;
- Médico do Trabalho;
- Enfermeiro do Trabalho.
A Connapa atua neste segmento do mercado desde 2004. Oferecemos aos nossos clientes uma variedade de serviços na área de Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional, os quais são realizados por um quadro de profissionais qualificados para a gestão em SST.
Conte conosco para capacitação dos colaboradores, tomada de decisões em momentos adversos e assessoria, visando sempre a orientar quanto à adequação às normas vigentes. Acesse o nosso site e saiba mais!