Você já parou para pensar que, quando se trata de incêndio, agir rapidamente é essencial não apenas para salvar vidas, mas também para proteger o patrimônio que pode ser danificado ou até destruído pelas chamas?
É seguindo essa lógica que a brigada de incêndio existe. Trata-se de um grupo de pessoas – geralmente voluntários – que recebem treinamento especializado não apenas para combater os focos de incêndio, mas especialmente para prevenir que eles ocorram.
E não é só isso: o grupo recebe treinamento para realizar também primeiros socorros e acompanhar abandono de área. Quer entender mais sobre o que faz uma brigada de incêndio? Não deixe de ler o post!
Qual é a função da brigada de incêndio?
As principais funções da brigada de incêndio, como dissemos antes, incluem proteger as vidas e o patrimônio, atuando enquanto o Corpo de Bombeiros não chega ao local.
Portanto, eles devem orientar as pessoas quanto à desocupação da edificação, indicando saídas de segurança, combatendo eventuais focos de incêndio, prestando os primeiros socorros e recebendo e orientando as equipes do Corpo de Bombeiros assim que elas chegarem.
Porém, eles não atuam apenas em situações de emergência. Seu trabalho envolve conhecer a planta do local e o plano de emergência contra incêndio para agir em caso de eventualidade, bem como avaliar os riscos à edificação e inspecionar não apenas as rotas de fuga, mas também os equipamentos de combate a incêndio, a fim de se certificar de que eles funcionarão caso seja necessário.
Quem pode ser um brigadista?
Existem alguns requisitos que as pessoas precisam atender para serem brigadistas:
- Serem maiores de idade (terem mais de 18 anos).
- Serem alfabetizados, isto é, saberem ler e escrever.
- Terem boa saúde física, pois, em caso de emergência, os brigadistas precisam se locomover rapidamente para desempenharem seu papel.
- Estar à disposição durante seu turno de trabalho, razão pela qual existe uma preferência por pessoas que habitem e/ou trabalhem na edificação, por passarem mais tempo nela.
- Conhecer bem o local, visto que isso é essencial em caso de emergências, além de facilitar o dia a dia da brigada, que deve inspecionar as instalações com certa frequência objetivando prevenir focos de incêndio.
Como se tornar um brigadista?
Uma vez que o indivíduo se voluntaria, é verificado se ele se enquadra nos requisitos para se tornar um brigadista. Em caso positivo, ele precisa realizar um curso de formação geralmente oferecido pelo proprietário ou locatário da edificação e ministrado por uma empresa gabaritada para isso, devendo obter pelo menos 70% de aproveitamento nas aulas teóricas e práticas.
O treinamento tem validade de no máximo um ano.
A Enignis Engenharia é uma empresa especializada que oferece não apenas o curso de brigada de incêndio, mas toda a assessoria para que a sua empresa consiga retirar o AVCB e o CLCB. Venha conversar conosco!