Infelizmente, não existe uma edificação totalmente à prova de fogo. Há muitos riscos possíveis que devem ser considerados previamente, para que a empresa seja capaz de proteger a integridade e segurança dos funcionários.
Embora os incêndios no local de trabalho às vezes estejam fora do controle de uma organização, a compreensão do risco ajudará a reduzir drasticamente a probabilidade de ocorrência de um incêndio.
Por exemplo, uma fábrica de processamento de alimentos terá equipamentos especializados (fritadeiras e trocadores de calor) que a colocam em maior risco de incêndio do que uma clínica odontológica localizada em um prédio alto, por exemplo.
Dito isso, os arranha-céus carregam desafios inerentes que você não encontrará em uma instalação de um andar, como comunicação em silos de um andar para o outro.
Existem algumas ameaças universais que se aplicam a todas as organizações, mas você também deve levar em consideração as considerações específicas do setor e da instalação para segurança contra incêndio.
Nos tópicos a seguir, abordaremos alguns dos riscos de incêndio mais comuns no local de trabalho de acordo com o tipo de instalação, bem como os riscos que se aplicam a todas as empresas.
Riscos de incêndio no cocal de trabalho
Toda empresa é vulnerável a incêndios. Dependendo da natureza do trabalho de sua equipe, estruturas específicas e considerações do setor, avalie seus riscos potenciais de incêndio e desenvolva um plano de segurança de acordo.
Instalações fabris e industriais
As principais causas de incêndios industriais e industriais são:
Equipamento elétrico: Fiação exposta, tomadas sobrecarregadas e descarga estática podem aumentar o risco de incêndio.
Realize inspeções de rotina, manutenção e treinamento de pessoal sobre todos os possíveis riscos elétricos.
Equipamento de iluminação: Iluminação mal instalada e luminárias mal colocadas representam sérios riscos de incêndio.
Realize inspeções regulares às instalações para garantir que a iluminação esteja funcional, instalada corretamente e livre de riscos de incêndio.
Material combustível: Muitos materiais – incluindo poeira, corantes, produtos químicos e metais – têm potencial para serem combustíveis.
Elimine as fontes de ignição ao trabalhar com materiais combustíveis e mantenha as áreas de armazenamento frescas e secas.
Trabalho a quente: Soldagem e aquecimento podem produzir faíscas, que podem facilmente longas distâncias. Certifique-se de que a equipe esteja devidamente treinada, que haja supervisão e que todos os materiais sejam armazenados e manuseados adequadamente.
Líquidos/gases inflamáveis: Incêndios em fábricas de produtos químicos podem frequentemente ser atribuídos a gases combustíveis, como combustível de foguete, ácido acrílico e petróleo bruto.
Se você os tiver em seu local de trabalho, certifique-se de que estejam armazenados adequadamente e livres de materiais incompatíveis, como oxidantes.
Se qualquer parte de sua empresa estiver localizada em uma fábrica ou instalação industrial, inclua esses riscos significativos em seu plano de segurança contra incêndio.
Escritórios
A estrutura escritórios em prédios altos apresenta riscos de incêndio específicos, tais como:
Problemas elétricos: Fiação exposta ou defeituosa e tomadas sobrecarregadas podem levar a incêndios elétricos.
Utensílios de cozinha: Certifique-se de que os extintores de incêndio estejam localizados perto das cozinhas e que os eletrodomésticos estejam totalmente funcionais.
Papéis soltos: O fogo precisa de combustível. Papéis soltos funcionam como isca e podem exacerbar um incêndio já perigoso. Realize vistorias de rotina para remover ou conter materiais combustíveis.
Fumar: Uma ponta de cigarro mal apagada pode provocar um incêndio, especialmente em condições de seca. Certifique-se de que os cinzeiros estejam devidamente instalados nas áreas designadas para fumar para reduzir os riscos de incêndio.
Conte com a Enignis a adesão a medidas contra incêndio, elaboração de documentos e treinamento de brigadas de incêndio.