Pontos de Ancoragem

Pontos de Ancoragem


Os pontos de ancoragem exercem um papel importantíssimo e indispensável na realização de trabalhos em lugares altos, afinal este é o equipamento que garante a segurança do profissional. Por este motivo, é fundamental ter atenção ao cumprimento desse elemento ao contratar uma empresa que trabalhe com esse equipamento.

Afinal, o que são pontos de ancoragem?

São estruturas fixadas em edifícios ou estruturas de forma estratégica e com planejamento prévio. As mesmas permitem que cordas e cabos sejam acopladas sustentando equipamentos de proteção coletiva e individual, sendo responsáveis por evitarem ou minimizarem riscos de quedas e acidentes no ambiente de trabalho. Os pontos de ancoragem podem ser encontrados de forma definitiva ou temporária para diferentes tipos de serviços. Além disso, devem ser feitos por materiais resistentes a intempéries, sem pontos cortantes, não causando abrasão e resistindo a esforço de tração. Cabe ressaltar ainda, que os pontos de ancoragem são obrigatórios durante o trabalho, de acordo com as normas regulamentadoras NR-18 e NR-35.

A NR-35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

A NR-18 padroniza os procedimentos administrativos visando a implementação de medidas preventivas. As obrigações se estendem aos empregadores que realizem atividades ou serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, de urbanização e paisagismo, independentemente de seu objeto social.

Ainda de acordo com as normas estabelecidas, inspeções devem ser realizadas antes, durante e após o uso do equipamento. Também é importante que essas revisões sejam feitas anualmente por órgãos competentes. O resultado dessas inspeções deve ser sempre registrado, principalmente em caso de defeitos no sistema. Durante o procedimento, instruções do fabricante devem ser seguidas de forma padrão. Além disso, o sistema de ancoragem deve ter elementos visíveis em sua estrutura. Entre eles está o número de fabricação, indicação da carga suportada e material utilizado na construção. Lembre-se que esse material deve ser resistente às mudanças climáticas para garantir um longo tempo de vida útil.

Tipos de ancoragem

Os pontos de ancoragem podem ser divididos em:

  • Ancoragem tipo A, que podem ser A1 ou A2: que são projetadas para serem fixadas por meio de um ponto de ancoragem metálico em aço inox ou aço carbono.
  • Ancoragem tipo B: são transportáveis e possuem um ou mais pontos de ancoragem fixos e não são instalados por fixação.
  • Ancoragem tipo C: estes são utilizados com o cabeamento, chamado linha de vida, horizontal.

Aqui na Enignis Engenharia, os sistemas de ancoragem e todos os equipamentos se enquadram rigorosamente nas normas vigentes. Aproveite para verificar mais detalhes e dúvidas com nossos especialistas.