O mundo mudou. E essa nova sociedade traz consigo novos valores, os quais ganham cada dia mais importância. É o caso da diversidade e da inclusão. É nesse contexto que se insere acessibilidade.
Muita gente acha que investir em acessibilidade é custoso, afinal, entre outras ações, requer adaptação de espaços e investimento em softwares, a depender de cada caso, mas a verdade é que tornar-se uma empresa acessível, além de ser uma obrigação legal, é também muito positivo para a imagem das organizações.
Quer saber mais sobre isso? Continue lendo!
O que é acessibilidade?
O decreto 5.296, publicado em 2004, assim a define:
“Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.”
É por isso que muitas pessoas, quando pensam em acessibilidade, automaticamente a conectam à construção de rampas para facilitar o acesso de cadeirantes, assim como banheiros específicos para eles. Estabelecer essa relação não é errado, mas esse conceito é muito mais amplo.
Então como investir em uma real acessibilidade?
Os exemplos dados acima se enquadram no que poderíamos chamar de acessibilidade arquitetônica, mas o investimento da organização deve ir muito além disso, passando pelo aspecto atitudinal, que envolve orientar os colaboradores sobre como lidar com alguém deficiente, por exemplo.
É bastante comum cometermos certas gafes por não termos conhecimento e essas questões podem ser facilmente resolvidas se a empresa se dedicar a criar um ambiente livre de preconceitos, estereótipos e discriminações.
Talvez, dependendo da função exercida pela pessoa, seja necessário realizar alterações não apenas arquitetônicas, mas instrumentais no ambiente laboral. Softwares que leem o que está na tela do computador, por exemplo, costumam ser muito úteis para quem tem deficiência visual.
Recursos como a audiodescrição de imagens e o uso de um intérprete de libras para facilitar e incluir as pessoas com deficiências nas comunicações também são excelentes opções.
Empresas são obrigadas a adotar a acessibilidade?
Somente as organizações com mais de uma centena de funcionários têm essa obrigatoriedade, de acordo com a lei. Elas devem ter, em seu quadro de colaboradores, entre 2 e 5% dos seus postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência.
Porém, apesar disso, muitos desses profissionais têm grande dificuldade para conseguir emprego, mesmo sendo qualificados, o que faz com que a implementação de programas nesse sentido seja ainda mais necessária.
Um outro fator que deve ser levado em conta é que ter uma política de acessibilidade fortalece a marca, tornando a sua empresa reconhecida como uma organização engajada, que preza pela diversidade e pela inclusão.
Se você quer fazer parte do grupo de empresas que são vistas assim, converse conosco! A Connapa dispõe de especialistas que podem indicar o caminho para que sua organização faça os investimentos certos, tornando a acessibilidade uma realidade entre seus funcionários!