Adotar práticas de trabalho seguras quando se usa escadas no dia a dia laboral é fundamental para evitar problemas como quedas, atritos, danos a propriedades, fraturas e afins.
Confira nossas dicas:
Identificando a minimizados os riscos da queda
Antes do início do trabalho, todos os locais físicos e tarefas que possam apresentar risco de queda precisam ser identificados. Isso inclui o acesso às áreas onde as tarefas devem ser executadas. Cada tarefa precisa ser examinada para determinar se há risco de queda e como esse risco pode ser eliminado ou minimizado.
Tarefas que requerem atenção especial são aquelas realizadas com equipamentos para trabalhar em nível elevado por meio de uma escada portátil.
- Conheça os regulamentos que se aplicam às escadas em seu trabalho.
- Escolha o tipo de escada apropriado para a tarefa.
- Verifique se a escada está em boas condições.
- Armazene, transporte e monte a escada com cuidado.
- Coloque a escada em uma posição de trabalho segura.
- Adote o procedimento de trabalho correto na escada.
Uma escada portátil só pode ser usada se for apropriada para a tarefa, incluindo a consideração da duração da tarefa, e estiver configurada da maneira correta.
O empregador também deve fornecer a todos os trabalhadores as informações, treinamento e instruções necessárias para capacitá-los a executar a tarefa com este equipamento de maneira segura.
- Disponibilizar escadas que foram bem mantidas e selecionadas especificamente para a tarefa a ser executada. Manutenção significa o exame diário das escadas em busca de degraus quebrados, soltos ou ausentes ou trilhos laterais danificados, parafusos soltos ou dobradiças. Inclui o exame de placas de pé quanto a rachaduras, ferrugem ou soldas rachadas.
- Escadas devem ser examinadas antes de cada uso, especialmente após acidentes, quedas e impactos.
- Verificar condições do solo que permitem que as escadas sejam erguidas com segurança. Isso significa que a superfície do solo está livre de buracos e a superfície é capaz de suportar uma escada totalmente carregada.
- Todos os trabalhadores devem ser instruídos no uso seguro de escadas que incluam a sua configuração, trabalhando apenas na área de alcance seguro da escada (um guia é manter a fivela do cinto dentro dos trilhos laterais da escada, use apenas os degraus abaixo dos dois primeiros, e uma pessoa apenas em uma escada).
- Ao subir ou descer a escada sempre use três pontos de contato na escada.
- Certifique-se de que os trabalhadores usem apenas calçados seguros e antiderrapantes bem ajustados e que seja dada atenção à manutenção da aderência de calçados e escadas.
Supervisão regular que garante que os trabalhadores estão trabalhando de acordo com o procedimento de trabalho seguro e que as escadas estão em condições adequadas. Como orientação, essa supervisão deve ocorrer pelo menos uma vez ao dia.