Os trabalhadores da construção civil estão inseridos em uma das áreas mais críticas para atuar, quando falamos em acidentes de trabalho.
Eles lidam com situações de perigo constantemente, e por isso é sempre bom tratar dos riscos nessa área.
A construção civil é um dos setores mais importantes de uma economia e gera impacto na contratação de mão de obra. Porém nos últimos anos mais de 24 mil CATs foram notificadas nas áreas de construção de edifícios, o que é um número muito alto, considerando o fato de que ainda passamos por uma pandemia neste período.
Os riscos são diversos, podem ocorrer acidentes por quedas, com objetos em movimento, choque elétrico e lesões com máquinas e equipamentos.
Quais são os principais riscos?
Avaliando os principais riscos na construção civil, desde os mais leves aos mais graves, temos:
- Quedas: a diferença de altura é um dos principais problemas e os acidentes geralmente são fatais acima de cinco metros. Isso se deve a falta de equipamentos necessários, além de plataformas e andaimes mal construídos ou em mal estado de conservação
- Choque elétrico: podem ocorrer devido a cabos expostos ou de ambientes próximos onde os trabalhadores se movimentam muito. Os acidentes que envolvem choque são provenientes de instalações elétricas precárias, falta de sinalização e uso inadequado de EPIs.
- Queda de materiais e objetos: no ambiente de construção civil há muita movimentação de objetos e materiais, e por isso os materiais podem cair em cima dos trabalhadores. Muitas vezes essas quedas ocorrem devido a má organização do ambiente.
- Ruído: todo ruído acima de 85 dB por mais de 8 horas é prejudicial e para ruídos acima de 96 dB a exposição por mais de 2 horas também pode causar danos. Canteiros de obras são ambientes ruidosos e os trabalhadores acabam ficando expostos a ruídos que prejudicam a audição. Geralmente o ruído vem das máquinas e ferramentas que eles mesmo utilizam.
Identificar e tentar prevenir os riscos é a solução
Tudo isso que mencionamos acima pode ser evitado, desde que sejam devidamente identificados e analisados.
Portanto, podemos concluir que o principal meio de evitar riscos na construção civil são as inspeções constantes.
O trabalho da Segurança do Trabalho precisa ser constante, para inspecionar sempre o canteiro de obra, identificar os riscos e tentar evitá-los. Esse é o segredo para reduzir os acidentes de trabalho que são comuns nesse setor.
Essas inspeções não precisam demandar tanto tempo técnico, hoje em dia diversas tecnologias podem gerar esse processo, e auxiliar na manutenção de segurança dos ambientes de trabalho.
No caso dos ruídos, por exemplo, se for realizada a manutenção regular das máquinas e ferramentas, um treinamento melhor dos funcionários para o uso delas e proteger as partes que mais oferecem perigos como as engrenagens, já melhoraria muito a questão de toda essa prevenção a acidentes.
Com relação às quedas, o que manda aqui é a organização do ambiente de trabalho, guardar materiais, ferramentas e objetos em locais adequados e usar EPCs como barreiras.