A segurança contra incêndio é uma consideração crítica em ambientes residenciais, como apartamentos e condomínios. Muitas pessoas morando próximas umas das outras naturalmente aumentam a chance de acidentes e outras condições que podem causar um incêndio.
Um incêndio em seu apartamento afeta não apenas você, mas também muitos de seus vizinhos. Mesmo um pequeno incêndio controlado pode resultar em danos causados ??por fumaça ou água nas unidades vizinhas.
Elencamos abaixo cinco dicas de segurança contra incêndio para apartamentos e condomínios que podem ajudá-lo a atribuir mais eficácia nos protocolos de segurança, reduzindo as chances de danos à vida e ao patrimônio.
Instalar e monitorar alarmes de fumaça
A dica de segurança contra incêndio mais eficaz para apartamentos e condomínios é evitar que os incêndios comecem, e uma das melhores maneiras de fazer isso é instalar alarmes de fumaça.
Instale esses dispositivos, assim como detectores de monóxido de carbono também nas áreas de uso comum, como salões de festa, academias, espaços gourmet e afins. Teste esses dispositivos regularmente e troque as baterias regularmente.
Fique de olho nos detectores de fumaça nos corredores e outras áreas do seu prédio. Notifique a administração do prédio se os detectores estiverem apitando e precisarem de novas baterias.
Cuidado com chamas abertas
Chamas abertas representam um risco constante de incêndio. Seja extremamente cuidadoso se estiver usando chamas abertas de qualquer tipo.
Cuide de sua cozinha em fogões que usam chamas abertas. A comida pode transbordar inesperadamente e causar um incêndio.
Não vá dormir ou fazer outra coisa enquanto cozinha; incêndios podem começar quando você não está lá para supervisionar panelas e frigideiras.
Se você precisar sair da cozinha, defina um cronômetro para avisar quando precisar voltar e verificar o fogão.
Mantenha luvas de forno, toalhas e outros panos longe das bocas do fogão. Evite usar roupas folgadas que possam cair acidentalmente nas chamas.
Lembre-se de que fornos e fogões elétricos também apresentam risco de incêndio. Tenha cuidado ao usar esses equipamentos.
Use velas com moderação. Certifique-se de que as velas sejam mantidas longe de cortinas e outros materiais inflamáveis. Você pode colocar castiçais em superfícies firmes e planas, certificando-se de apagá-los antes de sair.
Não fume na cama e tenha cuidado para não fumar em sofás ou poltronas onde você pode cochilar. Sempre mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças.
Evite riscos elétricos
O risco de incêndio de fontes elétricas pode ser tão alto quanto de fontes baseadas em chamas.
Uma dica crucial, mas frequentemente negligenciada, é não sobrecarregar tomadas elétricas ou cabos de extensão.
Além disso, use protetores contra surtos ou outros dispositivos testados quanto à segurança para proteger as tomadas e expandir sua capacidade, se necessário.
Verifique com frequência se há riscos de incêndio elétrico, como cabos gastos, equipamentos com defeito e tomadas sobrecarregadas.
Tenha cuidado ao usar as instalações do edifício
Pratique a segurança contra incêndio ao usar lavanderias e outras instalações do edifício.
Algumas boas práticas a serem implementadas nos protocolos de uso para os condôminos incluem:
- Limpeza dos coletores de fiapos do secador antes de usar a máquina;
- Não sobrecarregar máquinas de lavar ou secadoras;
- Certificar-se de que lavanderias, instalações recreativas e salas de reunião estejam devidamente equipadas com detectores de fumaça e que não haja perigos elétricos em instalações públicas.
Conheça e pratique os procedimentos de emergência contra incêndio
Saber o que fazer em caso de incêndio é outro elemento crítico de segurança contra incêndio para apartamentos e condomínios.
É necessário que todos os moradores do local saibam onde os alarmes manuais de incêndio estão e como ativá-los, se necessário.
Eles também devem ser capazes de localizar as saídas mais próximas do seu apartamento e saiba como chegar até elas. Conte o número de portas entre seu apartamento e as saídas para ajudá-lo a navegar pela fumaça.
Por fim, estabeleça cronogramas de treinamento para que os moradores entendam e pratiquem os procedimentos de evacuação de incêndio do seu prédio.