Saiba o que deve contemplar a sua PT e mantenha o seu ambiente de trabalho seguro e protegido Imprescindível para assegurar e informar funcionários.
A Permissão de Trabalho (também chamada apenas de “PT”) é uma autorização entregue pelo colaborador ao seu supervisor, antes da execução de qualquer trabalho que pode oferecer um possível risco (seja inspeção, manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo, etc).
Essa permissão tem o objetivo de não apenas zelar pela segurança do funcionário, como esclarecer todas as etapas do trabalho tanto para futuras inspeções, quanto para maior entendimento das outras áreas envolvidas.
Por se tratar de um documento de extrema importância, é necessário que o colaborador preencha tudo com o máximo de atenção.
Para auxiliar nesse momento, elaboramos um check-list para você não esquecer de nada:
Antes de iniciar as atividades:
– Antes de fazer a PT, visite o local da execução do trabalho e faça uma rápida inspeção. Anote todos os detalhes e observe, atentamente, lugares que possam oferecer algum risco. Essa atividade deve ser feita com a equipe envolvida na atividade, ajudando a contemplar os detalhes.
– É de extrema importância que o funcionário comunique seu supervisor sobre as condições da área – principalmente caso ele observe algum risco.
- Descreva de maneira objetiva, as etapas do trabalho, verificando os perigos e as medidas preventivas que devem ser executadas.
– Preencha o formulário no local de execução do trabalho. Dessa forma, fica mais fácil anotar os detalhes e não esquecer de nada. Descreva todo o processo de uma maneira simples e de fácil compreensão.
– Solicite as assinaturas dos participantes e supervisores no verso do formulário.
No momento do trabalho:
– Todas as etapas devem obedecer ao que foi estabelecido na PT.
– O local de trabalho deve ser isolado.
- Deixe a PT em um local visível e de conhecimento dos supervisores e verifique se as recomendações foram atendidas, tire dúvidas e recolha a assinatura dos participantes.
– Até o início dessas atividades, é indicado fazer DDS regularmente para o alinhamento completo entre todos os profissionais.
– Todo local da obra/serviços, deve estar sinalizado com placas e cartazes.
– Os trabalhos devem ser iniciados somente após a leitura, entendimento e assinatura por parte dos executantes. Se ocorrer algo fora do previsto, deve-se anotar o ocorrido para apresentar as medidas preventivas e as falhas.
Após o trabalho:
– Faça uma inspeção completa. Retire o lixo, peças e estruturas soltas, materiais inflamáveis, ferramentas, etc.
- o responsável deverá devolver a ficha para arquivamento na área de Segurança do Trabalho.
Quem precisa preencher uma Permissão de Trabalho (PT)?
- Profissionais que trabalham com ferramentas em altíssimas temperaturas
- Tarefas em alturas
- Áreas com trabalho em espaço confinado
- Trabalhos em ambientes de escavações
- áreas de trabalho com gases ou explosivos
- Manuseio de produtos químicos de alto contágio
A permissão de trabalho é fundamental para trabalhos em áreas de risco controlado.
As atividades só devem ser iniciadas quando todos os setores envolvidos aprovarem a PT. Assim, o profissional, além de estar devidamente equipado com seus EPIs fundamentais, contará também com a PT, que é um documento que garante a capacitação das condições necessárias para realizar o trabalho com a devida proteção.