Essa costuma ser uma dúvida bastante comum tanto de empregados quanto de empregadores e a resposta é simples: depende do ramo de atividade da organização.
Isso acontece porque existem exames que todas as empresas devem solicitar antes, durante e após a contratação, mas há também a possibilidade de que essa lista aumente a depender da área em que a pessoa vai trabalhar e do tipo de atividade que ela vai desempenhar.
Saiba mais sobre isso neste post!
PCMSO: exames obrigatórios
A lei – Consolidação das Leis do Trabalho – especifica através do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – que toda organização que contrata um trabalhador com a carteira assinada deva examinar o funcionário antes, durante e após ele ser contratado.
Na prática, são 5 os exames previstos:
- Admissional – é feito antes da contratação e avalia o estado geral de saúde do trabalhador, verificando se ele está apto a exercer a função.
- Periódico – como o nome sugere, é aquele feito durante o período em que o trabalhador atua na empresa. O tempo pode variar em função da atividade exercida e da idade do empregado.
- De mudança de função – a partir do momento em que a pessoa é promovida a outra função e ganha novas atribuições, é preciso realizar nova avaliação médica com o objetivo de saber se o colaborador tem condições físicas e mentais de assumir o novo posto.
- De retorno ao trabalho – deve ser realizado após um afastamento/licença por período superior a 30 dias, exceto as férias. Dessa forma, a empresa se certifica de que o empregado tem condições de retornar ao trabalho.
- Demissional – é importante para assegurar que o trabalhador não contraiu nenhuma doença ocupacional durante o vínculo empregatício, isto é, suas condições de saúde não se modificaram desde que foi admitido.
Exames complementares
A lei também prevê a existência de exames complementares, ou seja, avaliações médicas que se tornam obrigatórias apenas para trabalhadores que atuarão em determinadas funções.
É o caso por exemplo de exames do aparelho auditivo para quem ficará exposto a níveis de pressão sonora elevados ou de avaliação específica do aparelho respiratório para colaboradores que estarão expostos a poeiras constantemente.
Veja a seguir alguns dos exames complementares mais comuns:
- Radiografia;
- Eletrocardiograma;
- Eletroencefalograma;
- Acuidade visual;
- Exames de sangue.
Sua empresa necessita de orientação sobre como implantar o PCMSO e/ou a respeito de quais exames complementares solicitar ao funcionário? A Connapa pode ajudar! Converse hoje mesmo com um de nossos especialistas!