Um incêndio pode começar por diversas razões, contudo, para fins legais ou de prevenção, é importante investigar, entender a causa e assegurar que situações assim não se repitam.
É justamente para que você entenda melhor como tudo isso funciona e o que pode ser feito para reduzir as chances de que precise lidar com um incêndio, o post de hoje falará sobre os 3 principais fatores causadores de incêndios em estabelecimentos diversos. Acompanhe!
Causas naturais, ambientais e criminosas: qual é a diferença?
Edifícios comerciais, residências, indústrias, armazéns e outros tipos de edificações estão sujeitos a sofrerem com incêndios. As principais causas são 3:
- Causas Naturais: quando o incêndio é originado a partir de fenômenos naturais, independente da ação humana. Entre as principais causas temos descargas elétricas ocasionadas pela queda de raios e combustão espontânea de fibras de algodão, produtos químicos ou pólvora.
- Causas Acidentais: quando o incêndio é gerado pela negligência e/ou descuido de alguém, sem a intenção de provocar as chamas. O uso de conectores de baixa qualidade e o investimento em rede elétrica irregular, por exemplo, podem causar sobrecarga nos circuitos, a qual evolui para incêndio. O mesmo se pode dizer do descarte descuidado de pontas de cigarro e do armazenamento inadequado de fogos de artifício, balões, líquidos inflamáveis, gás de cozinha, entre outros.
- Causas Criminosas: classifica-se dessa forma quando o incêndio é fruto da ação proposital de alguém, buscando causar destruição e mortes. Com isso, algumas das causas mencionadas como acidentais, podem vir a ser utilizadas para ensejar um incêndio criminoso.
Como prevenir incêndios no ambiente de trabalho?
Existem algumas medidas que podem e devem ser tomadas para garantir a segurança no ambiente de trabalho e evitar a ocorrência de incêndios. Veja algumas delas:
- Proibir o cigarro no ambiente de trabalho: Antes de tudo, é importante lembrar que fumar em locais públicos, sejam eles abertos ou fechados, é proibido por lei. É importante que a empresa reforce isso aos seus colaboradores, por mais que haja resistência a princípio. Fazer isso é fundamental para evitar incêndios.
- Fazer manutenção regular da rede elétrica: Boa parte dos incêndios nas empresas é causado por falhas na rede elétrica. Uma das maneiras de prevenir isso é fazendo a manutenção regular da rede.
- Instalar equipamento de prevenção e combate a incêndios: Na prevenção de incêndios, a empresa deve contar com os equipamentos necessários. Alarmes de detecção de fumaça, portas corta-fogo, extintores e hidrantes são ferramentas importantes. Não se pode esquecer que esses equipamentos também precisam de manutenção, especialmente os extintores.
- Treinar os funcionários: Por fim, é importante que a empresa treine os seus funcionários para que eles consigam controlar a propagação das chamas até que os bombeiros cheguem. Assim, ter uma brigada de incêndio é fundamental.
A Brigada de Incêndio é composta por pessoas habilitadas a combater incêndios. Os brigadistas são funcionários da empresa que passam por um curso específico, sendo habilitados a atuar na prevenção e combate às chamas.
A presença da Brigada de Incêndio é prevista por lei, além de ser necessária para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A Enignis Engenharia conta com profissionais experientes e qualificados que podem oferecer treinamento teórico e prático aos colaboradores da sua empresa, capacitando-os a serem brigadistas para atuarem nem situações de emergência. Acesse o nosso site, conheça mais e peça já um orçamento!