Para que, em caso de incêndio, o combate ao fogo seja feito com sucesso e eficácia, é necessário que conheçamos as classes de incêndio e o procedimento a ser adotado no caso de ocorrência de cada uma delas.
São poucas as pessoas que sabem a diferença entre essas classes. A maioria acredita que qualquer fogo pode ser combatido com água, o que é um engano e pode ocasionar maiores prejuízos e, em alguns casos, agravamento das chamas.
Neste texto, falaremos sobre cada uma das classes de incêndio e a forma adequada de combater cada uma delas. Siga lendo!
Classes de incêndios
Conheça agora as cinco classes de incêndio e quais os extintores indicados para cada uma delas.
Classe A
É caracterizada por materiais incendiados sólidos como tecidos, madeira, algodão, papel, borracha, etc. Os extintores ideais para serem utilizados são os à base de água pressurizada ou de espuma.
Classe B
São os incêndios ocasionados por líquidos e gases inflamáveis, ou ainda por sólidos que se liquefazem. Como exemplos desses materiais temos o álcool, a gasolina, a parafina, os óleos, as tintas, etc.
Nestes casos, os extintores indicados são os de pó químico e de gás carbônico, porque abafam o local incendiado e interrompem o processo de combustão. No entanto, deve haver cuidado com o uso do gás carbônico, principalmente em ambientes pequenos, pois ele pode asfixiar.
Classe C
Neste tipo se enquadram os incêndios ocasionados por equipamentos eletrônicos energizados, tais como eletrodomésticos, geradores, transformadores, etc. O seu combate deve ser feito com extintores de pó químico.
Em hipótese alguma deve-se utilizar extintores de água ou de espuma, porque estes materiais são condutores de eletricidade.
Classe D
Nesta categoria de incêndio o fogo acontece em materiais chamados de metais combustíveis, como é o caso do sódio, do selênio, do magnésio, do potássio, do zinco, etc. Nesses casos, o extintor a ser utilizado vai variar de acordo com cada material incendiado.
Classe K
Esta classe aponta para o fogo em gorduras animais ou óleos vegetais. Ocorre geralmente em cozinhas, principalmente as industriais. Neste caso, o extintor utilizado será o de agente saponificante.
É necessário que os proprietários de edifícios conheçam as normas que regulamentam as medidas a serem adotadas contra incêndios e as implementem em seu empreendimento. Isso evita notificações, multas e até interdição do local.
Se a sua empresa ainda não atende a todas as normas desse tipo, entre em contato com a Enignis Engenharia. Dispomos de profissionais qualificados e com muitos anos de experiência que farão do seu negócio um lugar seguro para todos.